Notícia publicada em 06/03/2025
por Marília Mesquita
Ouro Preto tem o maior desfile de escolas de samba do interior de Minas Gerais, com a apresentação de oito grupos recreativos. Nesse domingo (2) de Carnaval, quatro agremiações desfilaram na Praça Tiradentes e impressionaram os foliões com o enredo, as fantasias, os carros alegóricos e, claro, a bateria nota 10.
A União Recreativa de Cachoeira do Campo, única escola com origem em distrito, abriu o desfile com o enredo "Velhas águas do Guiaicuí", uma homenagem ao Rio das Velhas, que tem sua nascente no território ouro-pretano. A Escola de Samba Unidos do Padre Faria cantou "O nosso maior tesouro está dentro do peito", um enredo sobre o coração.
A Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, utiliza as cores preto, amarelo e dourado para tratar dos "Sete mares antigos", em um passeio pelo passado. A última escola a se apresentar foi a União Recreativa de Santa Cruz, que trouxe para o desfile as "Raízes ancestrais: o canto dos povos indígenas", mostrando a relação entre a vida humana e o meio ambiente.
Outras quatro escolas desfilam nesta segunda-feira (3). Os dois dias de apresentações são avaliados por um conjunto de jurados, que atribuem notas para nove quesitos, entre eles enredo, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia e bateria. Além do título, as agremiações campeã, vice-campeã e a terceira colocada também recebem prêmios em dinheiro. Em 2024, os acadêmicos de São Cristóvão ficaram com o 1º lugar.
Investimento
O Carnaval Ouro Preto - 50 anos do Balanço da Cobra realiza o maior investimento da história nas escolas de samba. A Prefeitura Municipal realizou o repasse de R$ 70 mil para cada agremiação, um total de R$ 560 mil para a compra de fantasias, ornamentação de carros alegóricos e infraestrutura.