secretaria municipal de cultura e turismo

Cultura e Turismo em 2024: Casa de Cultura de Cachoeira do Campo oferece programação rica em atividades culturais



Inaugurado em setembro, o equipamento cultural tem promovido ações educativas e sociais

Notícia publicada em 17/12/2024
por Patrick Silva


Imagem: Patrick de Araujo

 

Texto: Patrick de Araújo/Revisão: Greiza Tavares

 

Inaugurada no início do mês de setembro e instalada no Casarão Pedrosa, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vem desenvolvendo diversas atividades ao longo dos últimos meses. São atividades semanais, eventos culturais, além de cursos e oficinas. Durante a semana, a Casa recebe a reunião do Clube de Mães do Lions Clube de Cachoeira do Campo. O grupo, formado por mulheres que desenvolvem trabalhos artesanais, como pintura, crochê e tricô, tem como objetivo promover a autonomia, o aprendizado e o fortalecimento das relações sociais. Às gquartas-feiras, acontecem os encontros do Clube de Crochê, incentivando a prática como arte, terapia e fonte de geração de renda.

 

 

A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo também recebeu diversos cursos e oficinas, como o Curso de Atendimento ao Cliente, oferecido pelo SENAC; oficina de Guirlandas Natalinas; oficina de Técnicas de Plantio de Mudas de Jabuticaba; oficina de Kombuchá de Jabuticaba e oficina de Macramê, no mês de dezembro. O Casarão Pedrosa, sede da Casa de Cultura, também recebeu muitos eventos nos últimos meses, como a Cozinha Show, integrando a programação da Festa da Jabuticaba; o aniversário de 168 anos da Banda Euterpe Cachoeirense, uma das corporações musicais mais tradicionais de Minas Gerais; o lançamento do livro "Cótice 211"; além do espetáculo "Causos do Brasêro", de Marcelino Xibil. Além de outros eventos que demonstram a importância deste espaço cultural no distrito.

 

 

Além dessas atividades, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo também é parceira do Programa Jovens de Ouro 2.0 e da Casa da Juventude, projetos que visam o desenvolvimento da juventude ouro-pretana.

 

 

A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo

 

 

A Casa de Cultura de Cachoeira do Campo foi inaugurada no dia 7 de setembro de 2024. O novo centro cultural do distrito está instalado no Casarão Pedrosa, localizado na Praça Felipe dos Santos, no centro do distrito. A criação da Casa de Cultura foi um ganho enorme para a comunidade de Cachoeira do Campo, que tem muito afeto pelo casarão.

 

 

O prédio histórico foi desapropriado pelo município de Ouro Preto e as obras de restauração foram realizadas e entregues à comunidade. O Casarão Pedrosa foi praticamente reconstruído pela Prefeitura de Ouro Preto: o telhado foi trocado, a estrutura hidráulica e a parte elétrica foram refeitas, a acessibilidade foi instalada, além da manutenção das características arquitetônicas do local. As esquadrias, forro, piso e janelas foram preservadas.

 

 

Memorial de Cachoeira do Campo

 

 

O espaço abriga um memorial com a história de Cachoeira do Campo e de Minas Gerais. A exposição permanente, estilo museu, conta a história de Minas Gerais com a lembrança de alguns momentos importantes da formação do estado, como a Revolta de Felipe dos Santos e a Guerra dos Emboabas. Mas o principal é a memória de Cachoeira do Campo, com a homenagem às corporações musicais do distrito, a Banda Euterpe Cachoeirense de 1856, e a Sociedade Musical União Social de 1864, o Colégio Dom Bosco, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a devoção à Nossa Senhora de Nazaré e a própria história do casarão, que pertenceu à família Pedrosa, de origem portuguesa, que se estabeleceu na região no século XVIII e fez história no distrito. Um local que vale a pena visitar!

Álbum de fotos