portal do servidor

Segunda Cultural



O que é

A Segunda Cultural é um evento artístico realizado durante as atividades do Mês do Servidor, dedicado à grande equipe que compõe a Prefeitura de Ouro Preto. O seu objetivo principal é promover a integração entre os servidores, por meio de bate-papo, poesia, música, exposição artística e muito mais. Em 2023, na segunda edição, o evento foi traduzido em um maravilhoso Sarau que homenageou Marília de Dirceu, importante figura para a cidade.

Artistas participantes

No ano de 2023, diversos servidores artistas abrilhantaram a Casa de Gonzaga com a pluralidade de manifestações culturais. Conheça os participantes:

  • Adriana Valéria Rodrigues
    Adriana é natural de Itabirito, servidora municipal há 13 anos, formada em contabilidade e com especialização em contabilidade governamental e gestão pública. Amante das artes, iniciou suas atividades com a pintura em 2007. E foi a partir de pesquisas em revistas e na internet que pôde aprimorar o seu trabalho com artes visuais.

  • Elaine Freitas
    Servidora efetiva da Prefeitura de Ouro Preto, desde 2007, na Gerência de Recursos Humanos, Elaine se descobriu poeta ainda na infância, dada a facilidade que tinha com a escrita. Um espaço onde pode apreciar com gosto a possibilidade de brincar com as palavras, demonstrar sentimentos e paixões, de um jeito leve e único.

  • Ericfran Bitencourt
    Ericfran é natural de Ouro Preto. E possui formação acadêmica em Administração de Empresas, é servidor público municipal, e amante das artes desde criança. Seu interesse pelo desenho foi despertado ainda na infância, mas somente em 2018 foi quando se dedicou a aprimorar suas técnicas. Desde então, tem produzido diversas obras com temas variados, mas sem deixar de lado sua paixão por cores, formas e expressão. Participou da exposição na Galeria Online People and Paintings, com o tema Emotions In a Painting, com a exposição da obra Face. Ericfran produz obras realistas e abstratas que buscam se conectar e transmitir sentimentos.

  • João Lucas Machado
    João Lucas Nonato de Brito Machado Guimarães Silva é natural de Ouro Preto, e atualmente trabalha na Assessoria Jurídica da Gerência de Recursos Humanos. Estudante de Direito, também pratica algumas modalidades esportivas físicas e virtuais. A poesia surge em sua vida na infância. Sua tia-avó, Mercês, e seu bisavô, Artur Brito Machado (Brito Machado) foram poetas, e aprendeu com eles a brincar com palavras, exercitando a mente pelas coisas abstratas e concretas.

  • Lu Pereira Poeta
    Luciano Gomes Pereira, artisticamente conhecido por Lu Pereira Poeta, é poeta e compositor. Formado em Engenharia Civil e mestre em Tecnologias Ambientais, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Lu escreve desde 2005, mas foi em 2021 que começou a mostrar seu trabalho inserindo seus versos, prosas e causos nas redes sociais. Em 2020, começou a se dedicar a compor para o mercado da música e da literatura, e também, gravou duas músicas: Flores e Eu Tô Que Tô. Fã de Victor Chaves, suas composições e poesias são enraizadas no amor, na vida simples, na reflexão mais elaborada, na paz e na paixão pelas palavras.

  • Mirian dos Santos
    Baiana, natural de Riacho de Santana, Mírian reside em Mariana desde 2022, quando veio cursar Jornalismo, na UFOP. Mulher preta, filha de professora de educação infantil e lavrador, tem 20 anos. Das muitas artes que faz, é atriz, poeta, roteirista e apresentadora.

  • Názia Pereira
    Názia é mãe de Pedro Gabriel, mulher negra, cis, Diretora de Comunicação Interna da Prefeitura de Ouro Preto, e jornalista há mais de 25 anos. Possui experiência em jornalismo investigativo, reportagem, edição, produção, chefia, gerenciamento de crise e assessoria de imprensa. Especialista em Criminalidade e Segurança Pública pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública(CRISP), da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) e atualmente é graduanda no curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto. Também é membra do Coletivo Lena Santos, e pesquisadora do Ressaber - Grupo de Estudos em saberes decoloniais da UFOP. E atua com trabalho voluntário em comunidades de risco social.

  • Paulo Cézar da Rocha Alves
    Paulo Cezar da Rocha Alves, é ex-servidor público da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Possui formação técnica em Guia de Turismo Regional - Centro Federal de Estudo Tecnológico. E atuou na Secretaria de Cultura e Turismo por mais de 14 anos.

  • Raquel Wanusa Cardoso
    Raquel é nascida e criada em Ouro Preto, casada, e mãe de duas filhas. Professora de Educação Infantil, servidora na PMOP desde 2000. Possui graduação em Educação Básica - Anos Iniciais e pós graduação em Letramento e Alfabetização. Desde os seus nove anos de idade atua na arte de crochetar

  • Renata Coelho
    Renata Coelho, professora da rede pública municipal de Ouro Preto e contadora de histórias. Atualmente trabalha na Casa do Professor de Ouro Preto, onde coordena um projeto de contação de histórias para crianças das escolas municipais. É formada em Letras com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Registros

A segunda edição da Segunda Cultural ocorreu na Casa de Gonzaga, no dia 23 de outubro de 2023. Confira os registros disponíveis aqui.