Ouro Preto participa do VIII Salão de Arte de Itabirito Regional

Notícia publicada em 22/05/2017
por Jaqueline Santiago

Artistas podem se inscrever até dia 31 de maio

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, celebrou parceria com a cidade de Itabirito para a participação de artistas locais ou residentes no município no VIII Salão de Arte de Itabirito Regional, que também terá participação de artistas belo-horizontinos. As inscrições já estão abertas com prazo de encerramento para 31 de maio.

Em reunião com o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Ubiraney de Figueiredo Silva, o secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, acertou a parceria e alinhou os detalhes para a inclusão de Ouro Preto no evento. De acordo com o secretário Zaqueu, o empenho foi para dar oportunidade aos artistas locais de apresentar seus trabalhos em um fórum já consolidado, além de fortalecer a região como polo criativo das artes no Brasil. “A arte e a cultura estão na essência dos ouro-pretanos”, reforçou.

O Salão de Arte, em sua oitava edição, promove as diversas manifestações das artes, estimulando a criatividade. Oferece ao público, artistas e estudiosos a oportunidade de conhecer e participar da produção desta categoria das artes plásticas, revelando talentos que vivem nos municípios contemplados.

Para os artistas residentes ou que comprovem vínculo profissional nos três municípios (Itabirito, Ouro Preto e Belo Horizonte), as inscrições devem ser feitas pelo site www.arteitabirito.com.br, no qual o edital também está disponível. O Salão traz em seu regulamento “tema livre” nas técnicas de desenho, pintura, gravura, escultura, tapeçaria, cerâmica, arte digital, grafite, fotografia, vídeo instalação etc. Os prêmios serão no valor de R$10.500,00 total, somando-se as obras selecionadas do 1º ao 5º lugares. Para os demais, será feita menção honrosa.

O Salão será composto por 15 obras, sendo 12 obras dos artistas finalistas e três dos convidados. Além de terem suas obras premiadas, os selecionados e convidados serão agraciados com participação na Exposição Itinerante, no Caderno Calendário 2017 e no Catálogo Especial com os 40 melhores trabalhos. As datas desses eventos serão divulgadas posteriormente.

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelos Correios, enviando a ficha para: Prefeitura Municipal de Itabirito – A/C Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo – Avenida Queiroz Júnior, 630, Centro, Itabirito MG. CEP: 35450-000.

O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio exclusivo da Claro S/A, além do apoio institucional da Faop – Fundação de Artes de Ouro Preto, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Adop – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e Prefeituras de Belo Horizonte, Itabirito e Ouro Preto.