Servidores da Defesa Civil participam de capacitação para gestão de risco

Notícia publicada em 18/05/2017
por Jaqueline Santiago

Objetivo é ampliar ações preventivas e melhorar a resposta imediata a desastres naturais

Agentes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Ouro Preto (Comdec) participam neste mês de cursos de capacitação para desenvolverem de forma efetiva a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O foco é a qualificação técnica dos servidores para agirem da melhor forma em ações preventivas e resposta imediata a desastres de qualquer natureza.

De acordo com Rodrigo Bibiano, técnico de geologia do Comdec, as capacitações visam melhorar o atendimento a população nas ocorrências de rotina. “Vamos ter uma atuação eficaz e imediata em caso de desastres naturais, além disso, os cursos preparam a equipe para captar recursos federais em situações de emergência e/ou, calamidade”, explica.

A primeira capacitação da equipe ocorreu na segunda-feira (15) durante a realização do I Workshop de Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O curso foi ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e compõe as ações do programa Minas Mais Resiliente, cujo objetivo é a construção de cidades resilientes em Minas Gerais. Quatro agentes do Comdec de Ouro Preto foram capacitados.

Na próxima semana, 23 a 25 de maio, os agentes participam da Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, na cidade de Contagem.

Foto: Primeiro curso foi realizado dia 15, em Belo Horizonte. Divulgação Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.