COVID-19 em Ouro Preto: O que está sendo feito na cidade para controlar a disseminação da doença?

Notícia publicada em 09/06/2020

Hospital de Campanha
Imagem: Ane Souz

Desde o início da pandemia em Minas Gerais, a Prefeitura de Ouro Preto vem adotando diversas medidas para conter o avanço da doença. O município foi um dos primeiros do Estado a tomar iniciativa para a construção do hospital de campanha, o qual foi entregue no dia 13 de abril, sendo o segundo de Minas Gerais a entrar em funcionamento. São 50 leitos, consultórios, salas de triagem e paramentação, banheiros, posto médico e enfermarias, área de expurgos e descarte de resíduos e estacionamento. Também nesta questão da ampliação de atendimento, está sendo finalizada a construção da nova UPA Municipal, prevista para ser entregue nas próximas semanas, e foi intermediado junto ao Ministério Público do Trabalho e Justiça Federal do Trabalho a utilização de recursos advindos de acordos com a Samarco para a Região dos Inconfidentes e municípios da Bacia do Rio Doce para ampliação do número de leitos na Santa Casa de Misericórdia, que passou de 10 para 20 leitos de UTI e ganhou mais 15 leitos clínicos de isolamento para atendimento aos pacientes da COVID-19.

Também em março foi instituído o Comitê Técnico Coronavirus – COVID 19 para deliberar sobre questões relativas à atuação municipal perante a pandemia; foi decretado o fechamento do comércio local, exceto as atividades fundamentais; iniciou-se o trabalho de desinfecção das ruas da cidade e distritos; foram implantadas barreiras sanitárias nos terminais rodoviários para orientação dos passageiros e na entrada da cidade; e a vacinação contra a gripe para os idosos foi realizada de casa em casa, evitando aglomerações nos postos de saúde.

Com auxílio de moradores e comerciantes locais, a Prefeitura também ampliou o número de cestas básicas para serem distribuídas para a população, inclusive comprando produtos da agricultura familiar de produtores locais.

Em relação ao turismo, também foram adotadas medidas para minimizar o impacto após a pandemia: articulação entre as cidades do Circuito Turístico para interceder junto ao governo federal na busca de minimizar os impactos na atividade turística e desenvolvimento da campanha “Visitem Ouro Preto depois”, para que os turistas apenas adiem a visita à cidade, e não cancelem. Em Lavras Novas também houve articulação entre os comerciantes locais com promoções de vouchers para estadia após a finalização do isolamento social.

Por fim, a Prefeitura criou diversos canais para atendimento online da população: call center 24h (9 8431-5603), site com todas as informações sobre a situação do coronavírus na cidade, disponibilização de diversos serviços online para continuar atendendo à população mesmo sem atendimento presencial e publicação de boletins diários informando sobre os casos da COVID-19 no Município.

Como os testes estão sendo feitos?

O Município segue a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, com teste na rede de profissionais em saúde, sintomáticos, e nos casos de contatos com contatos positivos, efetuando monitoramento. Nos territórios mapeados com maiores incidências de ocorrências, as testagens estão sendo mais abrangentes, sempre rastreando os casos com maior risco de infecção, mais próximos dos já infectados. Todos os casos internados são testados por teste rápido. Caso o resultado dê negativo, é feita a contra-prova com o teste PCR, da FUNED.

Aumento do número de casos confirmados

Ouro Preto tem três vertentes econômicas relevantes:

1 - A educação, através da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Rede municipal e estadual de ensino;

2 - O turismo;

3 – A mineração.

As duas primeiras, educação e turismo, foram paralisadas quase que completamente. A maioria dos estudantes que não são ouro-pretanos retornaram às suas cidades, e os atrativos turísticos estão fechados, evitando a circulação de turistas.

O quadro de contaminação se mostra ascendente muito em função da atividade mineradora, que responde por mais de 80% dos casos confirmados. As mineradoras e suas empreiteiras foram orientadas a testarem seus funcionários em massa, possibilitando diagnosticar também os casos assintomáticos, que, assim, passaram a ficar em isolamento domiciliar, com monitoramento pelas equipes dos Programas de Saúde Familiar (PSF) e da Vigilância em Saúde, bem como também são monitorados os familiares e os contatos mais recentes.

Programa Minas Consciente

Ouro Preto aderiu ao programa Minas Consciente, do Governo do Estado, para que haja um retorno programado e responsável das atividades comerciais, uma vez que o isolamento social tem agravado a crise econômica.

Texto: colaboração Gilson Martins

Álbum de fotos