O Museu da Inconfidência recebe neste domingo, dia 7 de dezembro, às 11h, o show da turnê “Andorinha”, o mais recente álbum do violonista e arranjador Juarez Moreira interpretando a obra de Tom Jobim, em um segundo volume de homenagens do artista ao seu ídolo, acompanhado por Kiko Mitre (contrabaixo), Cléber Alves (saxofone) e André “Limão” Queiroz (bateria).
Lançado em 2025 nas plataformas digitais, o álbum “Andorinha” marca o retorno de Juarez ao universo de Tom Jobim trinta anos após “Nuvens Douradas”, trabalho que se tornou referência pela delicadeza estética e pela sensibilidade das interpretações. No novo disco, o artista revisita 15 composições de Tom Jobim em arranjos sofisticados, que exploram nuances harmônicas e a sutileza do violão brasileiro.
A turnê que chega a Ouro Preto é patrocinada pelo Verdemar e pela CEMIG, por meio dos mecanismos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, permitindo que o projeto circule por cidades históricas e polos culturais do estado. A proposta é ampliar o acesso do público à música instrumental e aproximar diferentes gerações da obra de Tom Jobim a partir da interpretação sensível de um dos mais consagrados instrumentistas do país.
Em ocupação com apoio cultural do Museu da Inconfidência, a programação tem ainda a parceria do projeto Domingo no Museu, realizado pela produtora Veredas Produções há mais de duas décadas, e que também assina a produção da circulação pelas cidades do interior do estado, que além de Ouro Preto visita também Araxá, Juiz de Fora e Viçosa.
Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Juarez Moreira já se apresentou em palcos de destaque no Brasil e no exterior, incluindo festivais internacionais e casas como o Lincoln Center, em Nova York. Entre gravações e colaborações, trabalhou com nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso e muitos outros artistas fundamentais da música brasileira. Além disso, o músico contabiliza 14 álbuns e um DVD, sempre explorando a diversidade sonora do violão, da guitarra e dos arranjos autorais.
O concerto no Museu da Inconfidência promete uma experiência intimista, que combina a sofisticação da obra de Tom Jobim com a expressividade das cordas de Juarez Moreira, um encontro entre duas referências da música brasileira no coração de Ouro Preto.
SERVIÇO
Juarez Moreira em Quarteto apresenta show do álbum “Andorinha - A Obra de Tom Jobim, Vol.2”
ONDE? Museu da Inconfidência - Ouro Preto/MG (Praça Tiradentes - Centro Histórico - Auditório do Anexo do Museu)
QUANDO? Domingo, 07 de dezembro, às 11h00
ACESSO: GRATUITO, com retirada de ingressos 30 minutos antes do espetáculo | Capacidade reduzida: 80 lugares