secretaria municipal de cultura e turismo


I Mostra Cordel Ancestral

Data: 22/10/2025 à 22/10/2025
Local: Quadra Alto das Dores

 

Segura o coco, Ouro Preto, que essa semana começa nossa I Mostra Cordel Ancestral, com o “Abc da Mandinga”, um encontro que vai unir cordel, embolada e capuera, com o poeta e educador Dei Ferreira, diretamente da cidade baixa de Salvador da Bahia, pras ladeiras da cidade.


Déi Ferreira, nome artístico de Joseilton Ferreira, cordelista e repentista, sambador e arte educador de Salvador, Bahia. Influenciado pela avó e pelo mestre cordelista Antonio Vieira, mergulhou no universo do cordel. Em 2023 ganhou o prêmio Bicentenário da Indpendência (FUNCEB); Colaborou em projetos locais e internacionais, como o álbum “Menino, quem foi seu mestre?” em dupla com o mestre violeiro Antônio Queiroz em 2021, como músico e produtor fonográfico Formado em Urbanismo(UNEB), foi arte educador na Escola Aberta com o projeto Quartas do Repente, levando oficinas de cordel e ritmos nordestinos. Com o grupo “Varal de Corde desenvolve oficinas e ações e participou como repentista na campanha da ASCOMBA para o São João da Bahia de 2023. Ganhador do prêmio Ibermúsica, representou o Brasil na Argentina em 2017. Sua trajetória reflete a dedicação à cultura brasileira, promovendo sua riqueza através da arte buscando ampliar e dar visibilidade às ações coletivas e territoriais dos saberes e fazeres da arte popular tradicional.

No caso de chuva, avisaremos pelas nossas redes o local onde será relocado o encontro, agradecemos

“A Mostra “Cordel Ancestral — Pra raiz o caule, na embolada, o coco, o cacau” realizada numa parceria entre os pontos de cultura Varal de Cordel (Salvador/BA) e a Escola Djalô (Ouro Preto/MG), selando uma parceria criativa de 10 anos entre os grupos, que vem semeando saberes e fortalecendo os vínculos comunitários através da arte, da educação popular e da acessibilidade, trazendo também para Ouro Preto o projeto “Varal Acessibilidade”.

Galeria