secretaria municipal de cultura e turismo


Abertura da exposição “Preciso Ouro Negro: memória e resistência”

Data: 24/09/2025 à 05/10/2025
Local: Museu Casa do Contos

 

O cantor, compositor e multi-instrumentista Jaime Junior, natural de Minas Novas/MG, prestigia a abertura da exposição “Preciso Ouro Negro: memória e resistência” com uma apresentação que promete deixar saudade.

A exposição integra a programação do VI Congresso de Pesquisadores Negros - COPENE SUDESTE.

Com o show “Confluências da Mata II a Ouro Preto”, o músico vencedor do Festival de Diamantina no mês passado representa o Vale do Jequitinhonha, integrando todos os participantes e valorizando ainda mais o evento.

A abertura da exposição e a apresentação de Jaime Júnior acontecem amanhã, 24 de setembro, no Museu Casa dos Contos, a partir de 19h. A entrada é franca. Compareça!

 

Sobre exposição: “Precioso Ouro Negro: memória e resistência”.


A exposição homenageia as ações e parcerias do Fórum da Igualdade Racial de Ouro Preto (FIROP), em especial, a incineração da primeira bandeira da cidade com dístico antigo e os desdobramentos do movimento negro na contemporaneidade. A curadoria é da Profa. Priscilla Arigoni Coelho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que conta com equipe de 19 estudantes do Curso de Museologia da instituição e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A atividade integra a abertura do VI Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sudeste (VI COPENE Sudeste), uma realização da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto (NEABI-UFOP).

Galeria