Vem aí o 1° Festival Cultural de São Bartolomeu, nos dias 26 e 27 de julho, para espantar o frio com música, teatro, oficinas, cinema, caminhada e a tradicional feira de produtores locais. O festival também terá intervenções do Coletivo Candeeiro e sessão especial do Cineclube São Bartolomeu.
Num momento de grande importância e preocupação com o futuro do planeta, o Festival pretende promover o pensamento e o diálogo sobre preservação ambiental e práticas sustentáveis.
As atividades programadas - das oficinas aos espetáculos, assim como a sessão de cinema - têm como tema transversal o meio ambiente e sua preservação. A Feira de Trocas e Bazar de Usados propõe um diálogo sobre o que consumimos e quanto descartamos, incentivando escolhas mais conscientes.
O 1° Festival Cultural de São Bartolomeu é organizado pela Matapau Produções, que promove atividades culturais no distrito, em parceria com a Associação Quadrilátero das Águas (Aqua), que realiza esse ano a quarta edição do _Cucas - Festival de Cultura, Arte e Sustentabilidade_.
Também são parceiros na construção do festival o Coletivo Candeeiro, o Cineclube São Bartolomeu e o projeto Roots. O 1° Festival tem o apoio indispensável da Adecosb, Adaf e da rede de comerciantes e moradores de São Bartolomeu.
Texto : Andreia Castello Branco.