A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, localizada em vistosa colina no distrito de São Bartolomeu, teve sua construção iniciada em 1772 e concluída por volta de 1822.
Sua fachada simples remete aos estilo das primitivas construções religiosas de Minas Gerais, em função de seu frontão triangular com duas varandas e um óculo central. Internamente, no singelo altar-mor, se destacam as imagens de Nossa Senhora das Mercês, São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato.
Construída toda em tijolos, este templo é obra de Padre Afonso de Lemos, concluído, a muito custo, em 1908. Exteriormente apresenta motivos que remetem ao modismo Neo-gótico, com janelas e portas ogivais.
Possui três altares de madeira escura, de características neoclássicas. Seu exterior curvo possui uma única torre central. Durante muitos anos esteve abandonada até que parte do teto desabou na década de 1980.
Além do interesse histórico, a Igreja das Mercês, como é chamada, tem interessante valor na paisagem urbana de Cachoeira pelo pitoresco de sua localização.
Fechada para visitações, caso deseje realizar uma visita entrar em contato com a paróquia pelo (31) 3551 - 1796.