O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) é uma área rica em formações rochosas e que abriga um conjunto de cachoeiras de beleza cênica. Dentre essas está a Cachoeira das Andorinhas, aquela que, além de dar nome ao parque, é conhecida também como a nascente do Rio das Velhas.
O Parque, quando foi criado em 1968, abrangia uma área de um quilômetro de raio tendo como ponto central a Cachoeira das Andorinhas. Depois da lei aprovada em 2005 pela Câmara de Vereadores de Ouro Preto, a Unidade de Conservação (UC) passou a abranger uma área de 557 hectares.
Esse conjunto de paisagens representativas de Mata Atlântica e do Cerrado, emoldurada pela Serra de Ouro Preto, é considerado um patrimônio de importância natural, histórica, cultural e paisagística. O Parque Natural Municipal das Andorinhas abriga também outras cachoeiras, piscinas naturais e mirantes. O espaço oferece também estrutura de churrasqueiras, quadras poliesportivas e escalada esportiva.
- Entrada gratuita
- Como chegar:
* Portaria Principal Morro São João:
De carro: pode ser feito partindo da Praça Tiradentes através da Rua Conselheiro Quintiliano (saída para Mariana). Ao passar pelo Hotel Solar das Lajes, tomar a primeira rua à esquerda, rua 15 de Agosto, e seguir até o encontro dessa com a Av. das Andorinhas; o trecho final é uma estrada de terra. O percurso total é de 6 Km.
* Portaria 2 São Sebastião:
A pé: quem pretende fazer todo o percurso a pé deve partir da Praça Tiradentes e, ao lado da Escola de Minas, tomar a Rua Henri Gorceix (conhecida como Rua Nova). Respire fundo e enfrente uma longa ladeira até o Morro de São Sebastião. No caminho, não deixe de parar no Mirante, a fim de vislumbrar uma belíssima vista geral da cidade. Do Morro de São Sebastião até a Cachoeira o caminho é fácil. Por esse trajeto, o percurso total é de 3,6 Km.
Obs: não é necessário agendar visita ao Parque.