A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Freguesia de Antônio Dias foi ereta na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias no ano de 1717, mudando-se alguns anos mais tarde para a Capela do Alto da Cruz do Padre Faria. Segundo a tradição oral, no local existia primitivamente uma ermida dedicada a Santa Efigênia, Princesa da Núbia, convertida ao cristianismo, razão pela qual a atual igreja conserva as duas denominações. Reza também a tradição oral que a igreja foi construída pelos negros do Bairro de Antônio Dias, com o ouro retirado na mina da encardideira, por Chico Rei e sua tribo.
Embora na irmandade do Rosário fossem admitidos indistintamente brancos e negros, em conseqüência de brigas internas os brancos foram obrigados a se mudar para a capela do Padre Faria por volta de 1740. A atual igreja parece ter sido iniciada no ano de 1733, prolongando-se até 1785.
No frontispício a decoração é marcada por um nicho abrigando a estátua de Nossa Senhora do Rosário. Internamente a igreja compõe-se de quatro altares, sob a invocação de Santa Rita, Santo Antônio Noto, São Benedito e Nossa Senhora do Carmo.
Os dois primeiros, em estilo D. João V, caracterizam-se pela riqueza e profusão de detalhes. Já os dois altares próximos ao arco-cruzeiro, assim como o altar-mor, pertencem ao estilo “Brito” e revelam maior preocupação arquitetônica, evidenciando a trama estrutural, organizada em função tribuna central. Destacam-se ainda dois magníficos painéis a óleo representando São Domingos e São Francisco orando aos pés de Cristo, dispostos nas paredes da capela-mor.
- Missa: Sábado, às 19h30 e Domingo, às 7h.
Consulte valor da taxa de visitação: (31) 3551 5047