A Basílica de Nossa Senhora do Pilar, construída em taipa e madeira e concluída por volta de 1712, é considerada o mais antigo templo de Vila Rica. A comunidade, achando sua igreja pequena para a quantidade de fieis, decidiu por demoli-la e por erguer ali um novo templo.
A construção, iniciada por volta de 1728, começou pelo corpo do templo primitivo e atingiu a capela mór, quando transladaram então o Santíssimo Sacramento provisoriamente para a capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O regresso dessas peças-chave, em 1733, deu origem a mais pomposa das procissões do Brasil Colonial, o chamado Triunfo Eucarístico.
Por mais de 20 anos foi feita a decoração, envolvendo pintura, talha e painéis, resultando em um tom dourado único em todo o seu interior. Ao contrário do que muitas publicações e guias afirmam, o ouro encontrado não é maciço, mas sim apenas folheado.
Em 2012, o Vaticano concedeu o título de “basílica” à matriz, em função de sua importância artística, cultural e arquitetônica. Na prática, significa que o templo agora é “território do Papa” e que em termos de importância, está igualada às basílicas de Roma. No caso da Basílica do Pilar, a concessão de tal título se deu em tempo recorde, apenas duas semanas, quando o usual é que o processo leve anos.
O ingresso que dá acesso à Basílica permite também visitar o Museu de Arte Sacra, no subsolo da construção.
Horário de visitação: Terça a Domingo de 09h ás 10:45h e 12h ás 16:45h
Horário das missas: Segunda-feira a Domingo às 7h e as 19h
Endereço: Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17 - Pilar, Ouro Preto - MG,
Consulta taxa de visitação através do (31) 3551 4735 no Escritório Paroquial