secretaria municipal de cultura e turismo

Museu do Chá Parque Itacolomi



Museu do Chá
Foto por: Ane Souz


Sobre

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, possui uma área protegida de 7543 hectares. No entanto, parte das terras que hoje constituem essa Unidade de Conservação outrora foi passagem de bandeirantes que chegavam à Vila Rica.

A Casa Bandeirista, construída entre 1706 e 1708, serviu de posto fiscal no tempo de exploração aurífera. Porteriormente, tornou-se área de cultivo do chá da Índia, Camélia sinensis, que recebeu o nome de Edelweiss, em homenagem à esposa do proprietário da fazenda.

No início do século 20, o chá cultivado era beneficiado e exportado e esta localizadade ficou conhecida como Fazenda São José do Manso. Grande parte do maquinário utilizado no beneficiamento do chá encontra-se ainda no galpão e é o principal objeto da exposição sobre o tema no Museu.

Além deste maquinário alemão, o Museu conta ainda com vídeos sobre a história, cultivo, produção e costumes da época áurea do chá, assim como painéis informativos sobre todos os processos de produção e curiosidade sobre a bebida mais consumida no mundo. 


Temporariamente fechado.

 

 

Galeria

Acervo expositivo - Museu do Chá
Foto por: Ane Souz


Museu do Chá
Foto por: Ane Souz


Museu do Chá
Foto por: Ane Souz

Funcionamento

Segunda-Feira: Fechado.
Terça-Feira: Aberto de 08:00 até 17:00
Quarta-Feira: Aberto de 08:00 até 17:00
Quinta-Feira: Aberto de 08:00 até 17:00
Sexta-Feira: Aberto de 08:00 até 17:00
Sábado: Aberto de 08:00 até 17:00
Domingo: Aberto de 08:00 até 17:00