O Museu Aleijadinho foi criado em 1968 para reunir em um só espaço peças de arte sacra e documentos gráficos com a finalidade de conservar, preservar e difundir o precioso acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
A denominação do Museu é uma homenagem ao artista ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, "O Aleijadinho", Patrono da Arte no Brasil, filho de Manoel Francisco Lisboa, construtor da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde se abriga este Museu.
Possui cerca de 250 peças sacras, além de documentos gráficos. Entre as obras de Aleijadinho expostas no museu, estão leões de essa em madeira que serviam como suporte nas cerimônias solenes, uma imagem de roca de São Francisco de Paula em pedra-sabão policromada, que concentra todo o virtuosismo e as manifestações estilísticas do mestre, e o Crucificado. O acervo também inclui vértebras e um metacarpo atribuídos a Aleijadinho.
A maior parte do acervo encontra-se em exposição permanente em quatro ambientes: Sala da Sacristia, Sala da Cripta, Igreja São Francisco de Assis e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.
Horário de visitação: Segunda a Domingo das 09h às 18h
Valor da entrada: Inteira: R$ 20,00 - Meia: R$ 10,00
Endereço: Rua do Aleijadinho, 18, Antônio Dias - Ouro Preto, MG
Telefone de Contato: (31) 3551-2418