A Escola de Farmácia de Ouro Preto, criada em 1839 e hoje integrada à Universidade Federal de Ouro Preto, é pioneira no país no ensino de Farmácia desvinculado das faculdades de medicina e enquanto instituição de ensino superior.
Ao longo de sua existência, preservou um acervo formado por material didático de origem europeia, mobiliário, drogas e equipamentos do final do século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e teses com ênfase no século XIX e início do século XX.
No entanto foi somente na década de 1960 que o acervo, devidamente catalogado, ganhou forma e status de artigos de museu. A Escola de Farmácia ocupa desde o século XX o prédio onde funcionou o Congresso Mineiro e onde foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Estado de Minas Gerais, em 1891.
Utilizando parte desse acervo, o Museu de Farmácia da UFOP abriga a mostra "Esino e prática profissional de Farmácia em Ouro Preto no final do século XIX e início do século XX", que pretende propor mecanismos de análise do presente e de compreensão das tendências do futuro da profissão farmacêutica, através da interação dos visitantes com o seu passado.
- Entrada franca.
Fechado durante o período da pandemia da COVID-19. Sem previsão de reabertura.