No coração da Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama atenção. Construído entre 1785 e 1855, funcionou originalmente como Casa de Câmara e Cadeia, mas já nas primeiras décadas do século XX desempenhou exclusivamente a função de cadeia.
Na década de 1930, os restos morais dos inconfidentes extraditados para a África foram trazidos de volta ao Brasil e instalados no Panteão dos Inconfidentes, imponente e respeitoso salão do edifício. Posteriormente, por meio de decreto-lei, todo o prédio foi transformado em museu, função que exerce desde 1944.
A exposição permanente do museu aborda a Inconfidência a partir da relação com diferentes aspectos da vida em Ouro Preto entre os séculos XVIII e XIX. Nos dois pisos as salas são dedicadas a diferentes aspectos, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.
O Museu da Inconfidência conta com três anexos, dois deles logo ao lado do prédio principal. No primeiro anexo fica o Auditório (sala de projeções), a Sala Manoel da Costa Athaíde (exposições temporárias) e a reserva técnica.
No segundo anexo funciona a Diretoria, a Secretaria, os setores de Museologia, Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e o Laboratório de Conservação e Restauração, este com ateliês de pintura, escultura, madeira e papel.
A Casa do Pilar, terceiro anexo, abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período), a Biblioteca (com 19 mil volumes), os setores Educativo, Pesquisa e Musicologia, além de todo o setor Administrativo.
Horário de visitação: Terça a Sexta de 10h às 18h, Sábados de 10h às 16h e Domingos de 9h às 14h
Endereço: Praça Tiradentes, 139, Centro - Ouro Preto, MG
Consulta taxa de visitação através do (61) 3521-4352