Localizado no distrito de Santo Antônio do Salto, município de Ouro Preto, o nome do Memorial é uma homenagem a um antigo morador da região chamado Theodoro de Souza, e o acervo das exposições são compostos por objetos pessoais doados.Theodoro de Souza era muito conhecido na região e entre suas habilidades, estava a de ser benzedor e raizeiro, tendo curado várias pessoas de diversos males.
Existe na região do Salto, a casa onde ele morava e atendia as pessoas. Nessa casa existe uma capelinha com o altar onde ele fazia seus trabalhos. A casa encontra-se em situação de abandono e uma intervenção da prefeitura no sentido de preservar o imóvel e o acervo é muito importante.
As primeiras instalações do memorial ficavam na antiga escola, mas devido ao roubo de algumas peças do acervo, (armas), o memorial foi transferido para o prédio que antigamente funcionava como posto de saúde. No local também já funcionou a Sociedade Beneficente São Vicente de Paula, Associação comunitária.
O Memorial foi inaugurado em 2012 e desde então no mesmo prédio funciona um posto dos Correios. No local trabalha uma desde a inauguração uma funcionária terceirizada prefeitura, a Jéssica, que tem formação em Museologia e a funcionária nomeada chamada Cristilene que também é graduada e Museologia.
Desde a inauguração a casa nem o acervo não sofreram intervenções de restauro nem conservação.O imóvel pertence a prefeitura e foi cedido para uso pela igreja por 30 anos, mas sem contrato.Entre os objetos e peças que compõe a exposição, peças de ofícios como de garimpeiro, de marceneiro e tropeiro, ferramentas metálicas diversas, além de objetos pessoais, como almanaques, livros, armas, moedas e discos de vinil.
O imóvel onde está instalado o memorial não estava em bom estado de conservação, não atendendo aos propósitos do memorial, que estava funcionando de forma precária. sendo observadas diversas questões desde a estrutura do imóvel, de desvio de função, do acervo e a forma de funcionamento e saída dos correios.
A casa foi restaurada pela Secretaria de Cultura em 2022. Foi feita a retirada do acervo, higienização e acondicionamento das peças, projeto de iluminação cênica, reforma nos banheiros, mudança do piso, mudança nas janelas, mudanças nas vitrines e retirada de objetos do chão e as peças da parede. Atualmente a casa está em boas condições após o restauro, o acervo está organizado e o memorial está aberto à visitação, funcionando em horário comercial e em finais de semana e feriados .