A Sociedade Musical Santa Cecília do Distrito de Rodrigo Silva, no início do século 20, mais precisamente em 22 de novembro de 1901, nascia no distrito de Rodrigo Silva a Banda Santa Cecília, que recebeu este nome para homenagear a padroeira dos músicos e cuja festa acontece em 22 de novembro.
Criado pelos trabalhadores da Rede Ferroviária no referido distrito, inicialmente a banda possuía 20 componentes, dentre os quais se destacaram Paulino Texeira Rosa, Eurico da Silva, Cezário da Cruz e o primeiro regente da banda, Joaquim de Freitas. A sede própria foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1949, ao lado da igreja de Santo Antônio, de Rodrigo Silva.
Na década de 80, a Banda passou por intensas modificações, modernizando seus uniformes, que eram em antigos modelos militares e abrindo portas para a participação feminina. A primeira mulher a integras a banda foi Silvinha, em 1984. Hoje, a banda possui um grande número de componentes do sexo feminino, que é, inclusive, um dos seus destaques.
Atualmente, a Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva tem em seu quadro cerca de 40 integrantes, todos moradores do distrito. Os mesmo tiveram sua formação musical na própria banda, através da aulas de aprendizagem musical que são ministradas na sede.
Seu repertório é composto por dobrados, retretas requintas e marchas que vão desde a música religiosa até a popular, passando pela erudita e por composições militares. A Banda participa de diversas festividades populares e religiosas no município de Ouro Preto e também dos tradicionais Encontros de Bandas que acontecem em várias cidades do Estado.
FONTE: Livro Manifestações da Cultura Popular de Ouro Preto.