Uma das mais importantes banda civis surgidas no contexto ouropretano tem sua sede no distrito de Cachoeira do Campo. A sociedade musical União Social, também conhecida como a Banda de Baixo, foi fundada em 1864.
No século XIX, grande parte das corporações musicais criadas surgiram de motivação politica partidárias. E o caso da Sociedade Musical União Social que representou o partido Liberal e sua rival a Corporação Musical Euterpe Cachoeirense que representou o partido conservados do distrito de Cachoeria do Campo.
Em periodo que conservadores e liberais buscava, sua hegemonia do Império, a busca por mecanismo de ações dentro das comunidades era fundamental. A via cultural era marcada por estas representações e a criação de bandas musicais possibilitava a união das pessoas e interesses partidários.
No distrito ouropretano de Cachoeria do Campo, na década de 1980, existiam três bandas em atividade: A União Social, a Sociedade Infantil e a Euterpe Cachoeirense. A banda Sociedade Infantil era formada por alunos do colegio Dom Bosco de Cachoeira do Campo. Já a Banda União Social era ligada ao Partido Liberal e completava o ciclo de disputa entre os dois partidos do Império no ditrito. De fato a União Social se conformou a partir de uma dissidência interna da Euterpe e Cachoeirense, que ja existia desde 1856. Há versões variadas para essa separação, mas o fato é que histórica rivalidade entre as duas é um dos principais elementos que as tem mantido vivas e atuantes com suas hitórias e seculares.
Rivalidade partidárias a parte, atualmente as bandas mantém um elo cultural forte e proveitoso ao distrito de Cachoeira do Campo. O distrito possui duas sociedades musicais centenárias e em plena atividade. Beneficiando as comemorações religiosas e culturais do distrito que detém o privilégio de receberem as bandas da própria região para comemoração.
Durante o século XX essa vinculação partidária das bandas de Cachoeria do Campo se modificou, como afirme seu Nylton Batista, atual presidente da União Social, nas primeiiras décadas desse século foram os grupos políticos que procuraram se inserir nas bandas como uma forma de difundir suas perspectivas e atrair aliados, pois a banda era a instituição constituída enquanto os novos grupos políticos ainda procuravam sua afirmção.
Um aspecto interesante na história da União Social e que durante muitos anos do século XX ela possuiu também coro e orquestra. Eram formações diferentes dentro da própria sociedaade musical destinada a apresentação em situações especificas em que não caberia a banda em sua formação tradicional, como nos informa, mais uma vez o senhor Nylton Batista. O mesmo senhor comenta ainda a importância dessas formações paralelas á banda por permitirem desde cedo a presença de mulheres nas atividades musicais, pois a presença das mesmas nas bandas era um tabu, o que hoje tem se tornado cada vez mais comum.
A sede da banda deu origem á segunda designação conhecida para a União Social: ''Banda de Baixo'', conforme a localização geográfica da sede de banda do distrito. Banda de Baixo e Banda de Cima; as duas bandas mantém a forte tradição musicaç de Minas Gerais.
FONTE: Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Ouro Preto.