A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, carinhosamente conhecida como Banda do Rosário, foi fundada em 15 de agosto de 1932, por três músicos que pertenciam á extinta ''Banda Santa Cecília'', se uniram com o objetivo de fundar uma nova banda. Eram eles Franklin Amâncio dos Santos, Temístocles Correa de Magalhães e Câmdido Simplício Maçal. Numa engajada campanha, conseguiram intrumentos usados, doados por famílias ouro-pretanas. Os primeiros ensaios da nova banda aconteceram na casa do Maçal, que era Tesoureiro da Banda do Rosário.
Sensibilizanda pelo empenho destes músicos em formar uma nova corporação musical, a Irmandade do Senhor Bom Jesus de Matosinhos ofereceu o consistório da Igreja, no bairro Cabeças, para os ensaios e reuniões. Como forma de agradecimento, os músicos da nova banda, cerca de 18 mebros na época, decidiram que o nome da nova corporação seria Sociedade Musical Bom Jesus de Matosinhos.
As primeiras apresentações acontecerem nas festividades do Jubileu do Bom Jesus, tradicionalmente no mês de setembro. Daí em diante, surgiram diversos convites para tocatas. As marchas dobrados, retretas e requintas executadas pela ''Banda do Rosário'' ganharam destaque não só em Ouro Preto, mas em todo o estado de Minas Gerais.
FONTE: Livro Manifestações da Cultura Popular de Ouro Preto.