secretaria municipal de cultura e turismo

Grupo de Pastorinhas Padre Faria




Foto por:


Sobre

Atualmente as Pastorinhas do Padre Faria são o grupo mais antigo de pastorinhas que existe no município com aproximadamente 60 anos de existência. Pouco se sabe sobre a história de como o grupo surgiu ou de como prosseguiu durante os anos anteriores ao ano 2000, a partir deste ano sabe-se que o grupo ficou inativo devido ao falecimento da coordenadora até 2004. No ano de 2004, Maria José, mais conhecida como Ica, tomou a tarefa de organizar novamente as pastorinhas do Padre Faria. 

Nos anos iniciais á reativação do grupo, Ica contou com ajuda de Agripina, que depois dessa expêriencia formou um grupo de pastorinhas no bairro São Cristovão, onde mora. Nesses últimos, anos o grupo tornou-se bem numeroso, atualmente 46 crianças, e segue se apresentando em todos os natais, mas também durante o ano todo em encontros de pastorinhas e/ou folias e outro tipos de eventos.

As pastorinhas do Padre Faria iniciam sua jornada no fim de novembro quando estão começando a ser montados os presépios e os enfeites natalinos. Essa jornada consiste nas visitas ás casa e por apresentações públicas, e pode se estender até o dia 02 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz e da apresentação do menino jesus ao templo. Durante as visitas e apresentações, as crianças sao dividas entre pastores, grupo majoritário, e nos seguintes personagens: três reis magos, estrela, anjo, florista e cigana.

As pastorinhas e os pastorzinhos são divididos em cordão vermelho e cordão azul, que representam o Sagrado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus. Os cordões são distinguidos pelo colete. A vestimenta das pastorinhas é composta por saia estampada, blusa ou camisa branca, colete, lenço branco no cabelo e algumas possuem avental branco. O pastorzinho veste calça jeans, blusa ou camisa branca e colete. Cada criança leva um intrumento, que pode ser pandeiro, xiquexique e surdo. O anjo, os três reis magos e a estrela são personagens obrigatórios nas apresentações até o dia 25 de Dezembro por representarem a anunciação do nascimento e a jornada do réis magos guiados pela estrela até o menino jesus.

Enquanto que o papel desempenhado pelo florista, uma menina que carrega um cesto de flores, é a de entregar flores aos presentes em agradecimento ao menino Jesus. E o da cigana, de cantar pedindo uma oferta. Assim, caracterizados as pastorinhas do Padre Faria saem para apresentações pulblicas  ou para visitas ás casas em que geralmente se segue a seguinte ordem nas canções: saudação, louvor ao menino e a virgem maria, pedindo de oferta e por ultimo agradecimento aos donos da casa ou áqueles por quem são recebidos.


Galeria


Foto por:

Funcionamento

Segunda-Feira: Fechado.
Terça-Feira: Fechado.
Quarta-Feira: Fechado.
Quinta-Feira: Fechado.
Sexta-Feira: Fechado.
Sábado: Fechado.
Domingo: Fechado.