A Folia de Santos Reis do Distrito de Santo Antônio do Salto de acordo com seus participantes não sabem precisamente sua idade, mas a bandeira existe a mais de 120 anos. Esta tem uma particularidade, possui duas faces. A primeira com o desenho da Sagrada Família é ultilizada quando a folia se apresenta antes do natal, a segunda traz a estampa de Santos Reis que se apresenta após a data natalícia. Entre os dias 26 de dezembro a 06 de janeiro a folia visita as casas da comunidade. No ultimo dia é celebrada a Missa de Santos Reis na Igreja de Santo Antônio.
Há dificuldade em se localizar documentos e informações precisas sobre orgiem da Folia e Charola de Santo Antônio do Salto, sendo informações colhidas em entrevistas e pela memória local dos moradores e membros dos grupos. Sabe-se que a fundação da Folia de Reis de Santo Antônio do Salto, ocorreu há cerca de 114 anos. O senhor José Geraldo Xavier, mais conhecido como Seu Cocó, informou que o fundados da folia foi um homem chamado José Juca. Mas, a partit da confrontação das fontes orais, o depoimento do responsavél pela folia do Padre Faria- Senhor Jésus Florentino- aponta que o fundador da folia do salto foi outro senhor, com nome de Olavo. Esse depoimentos mostram a dificuldade de delimitar a fundação da Folia do Salto. No entanto, podemos destacar que a partir do depoimento de Cocó, que a folia de reis do Padre Faria- localizada no município de Ouro Preto- possui a sua matriz na folia de Santo Antônio do Salto.
A folia do Salto, como algumas outras folias da região, não possui uma administração sólida. Todos os problemas são resolvidos pelo Senhor Cocó. A folia sai do distrito no dia 24 dee dezembro e percorre todos os espaçoes que abrangem esse local. A folia não tem a presença dos palhaços ( figuras marcantes na arrecadação das esmolas) e todos os ganhos, durante as procissões, são destinados a manutenção da igreja da região do salto. É importante perceber que, durante o depoimento de Cocó, podemos notar certa apropriação de elementos por parte da folia, do Congado e da Charola de Santo Antônio do Salto. Por causa dessa troca de elementos entre folia, congado e charola, acreditamos que essa característica dá certa singularidade a folia do Salto.