Notícia publicada em 04/04/2024
por Nízea Coelho
No Brasil, os chamados golpes telefônicos têm se tornado cada vez mais populares. Esta é uma tática, não tão nova, utilizada por criminosos para tentar extorquir dinheiro das vítimas ou roubar seus dados pessoais. Geralmente, são fornecidas informações falsas para que a vítima não suspeite do que realmente está acontecendo, permitindo assim que os criminosos alcancem seus objetivos. Além da possibilidade de causar prejuízo financeiro, essas chamadas durante o dia incomodam e geram estresse na vítima.
Os tipos de golpes mais famosos são:
E se eu cair no golpe telefônico, o que fazer?
Um dos casos solucionados pelo Procon de Ouro Preto foi justamente deste tipo de golpe. O consumidor que foi a vítima recebeu o telefonema do golpista, nessa conversa ele alegou ser de uma companhia bancária e que estava entrando em contato para resolver a situação das milhas do cliente; milhas são como pontos, ao acumular esses pontos você tem a possibilidade de trocá-las em algum bem, como passagens aéreas.
Como a vítima realmente tinha milhas a vencer, o golpe foi certeiro. Ele realizou a transferência e logo em seguida percebeu que se tratava de um golpe, a vítima entrou em contato com sua agência bancária, realizou a abertura de um procedimento interno bancário para a análise do fato, e também realizou um BO (Boletim de Ocorrência).
Após ser surpreendida com uma transação agendada de 54 mil reais, a fim de se resguardar ainda mais, o consumidor foi até o Procon da cidade e teve o auxílio do analista Juliano Passos. No atendimento, o analista realizou a notificação para realizar o bloqueio da transação. Passados uns dias, o consumidor retornou ao orgao e informou que havia restituido todo o valor movimentado pelo golpista. Este caso exemplifica a importância da percepção rápida e da eficiência do trabalho em conjunto.
Dicas para se proteger:
1 - Jamais forneça dados pessoais por telefone, senhas ou códigos de confirmação;
2 - Desconfie de ligações de instituições;
3 - Nos casos de sequestro, caso haja a desconfiança de não ser golpe, mantenha-se na chamada e se direcione à delegacia mais próxima;
4 - Faça perguntas para confirmar a origem da informação que está sendo dita, mantenha a calma e peça as credenciais para ter certeza da veracidade.
Texto: Beatriz Costa / Revisão: Victor Stutz