procon ouro preto

COMO SABER SE O SITE DE COMPRAS É SEGURO?


Notícia publicada em 29/11/2023
por Vanência Magela


Imagem: Fabíola Moreira

O site de compras nada mais é do que um meio eletrônico onde o fornecedor disponibiliza os produtos para vendas em uma plataforma própria e tudo é realizado de forma on-line.

É importante saber se o site de compras é seguro para evitar cair em golpes, fato que ocorre em muitos casos de promoções-relâmpago. Apenas um clique pode gerar muitos problemas, principalmente com a possibilidade de realizar os pagamentos com facilidade e no conforto de nossas casas por meios virtuais.

Épocas mais comuns para cair em golpes:  

Fique atento a alguns períodos como a Black Friday e Semana do Consumidor, que são épocas em que os criminosos mais aproveitam. É muito comum esses golpistas criarem sites falsos, mudarem uma coisa ou outra do link de acesso, mas permanecerem com todas as características da marca que está sendo divulgada. Todas essas estratégias se tornam imperceptíveis para um consumidor menos atento. 

 

CONSUMIDOR, CONFIRA DICAS ESSENCIAIS PARA SABER SE O SITE DE COMPRA É SEGURO, EVITANDO QUE CAIA EM GOLPES:

 

  • A primeira dica é buscar informações a respeito da credibilidade do site em que deseja realizar a compra. O consumidor poderá verificar se há reclamações da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já tenham feito compras no site escolhido. É preciso ficar atento às medidas adotadas pelo fornecedor para garantir a privacidade dos dados, principalmente no caso do RG e CPF.

 

  • A imagem do cadead é um ícone ícone que indica que a página é mais segura e preserva com mais eficiência o sigilo dos dados transmitidos. Junto com o cadeado, outra mudança acontece. É sutil, mas muito importante: a página “http://www.seusite.com.br” passa a aparecer como “https://www.seusite.com.br”. O “s” depois do “http” confirma que o conteúdo utiliza o protocolo Secure Socket Layer (SSL), por meio de um certificado digital, que é o que vai garantir a segurança.

 

  • Desconfie de compras milagrosas, por exemplo, sabe aquela TV 50 polegadas que você está namorando há um tempão? Então, de repente, ela aparece custando metade do preço praticado pelo mercado. Desconfie.

 

Gostou das nossas dicas? Siga nossos perfis no Instagram @consumidorufop e @prefeituraouropreto, para mais informações sobre Direito do Consumidor. 

 

 

Texto: Beatriz Costa / Revisão: Victor Stutz