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Redes Sociais ou Procon, qual é a sua escolha para fazer reclamações?


Notícia publicada em 09/10/2023
por Nízea Coelho


Em tempos de plataformas digitais, muitos consumidores utilizam das redes sociais para realizarem reclamações e depositarem suas insatisfações com serviços contratados e produtos comprados. Basta rolar a timeline do facebook ou entrar em algum grupo de whatsapp para encontrar um consumidor insatisfeito. 

Mas aí é que está o problema, as redes sociais são efetivas na disseminação da informação mas, na maioria das vezes, não conseguem, sozinhas, gerar soluções. Isso porque a companhia ou loja podem nem fica sabendo que há algum cliente insatisfeito, com questões a serem resolvidas.

É importante lembrar que existe um órgão nos municípios que age exclusivamente em defesa do consumidor, o Procon. O serviço ofertado por esse órgão media as relações conflituosas existentes entre uma empresa e um comprador. Realizar as reclamações de maneira formal aumenta as chances de respostas e soluções de um conflito.

Alternativas de reclamação, elas funcionam?

Algumas empresas possuem dentro de suas plataformas locais em que os clientes conseguem depositar suas reclamações. Dessa forma, elas podem monitorar de perto os problemas de seus clientes. Existe também o site Reclame Aqui, onde o consumidor pode detalhar experiências, demonstrar insatisfação e ainda questionar os fornecedores. 

Ambas opções são iniciativas boas e relevantes, todavia, podem não ter a solução almejada pelo consumidor.

Problemas com as contas de água e a ação do Procon

Em Ouro Preto, nos últimos meses, os moradores da cidade tiveram problemas com os valores das contas de água. A Saneouro é responsável, desde 2020, pelo saneamento básico na cidade e muitas reclamações foram direcionadas à empresa nos grupos de whatsapp, em postagens no facebook e também nas rádios.

Após realizar a reclamação na empresa e, caso não tenha sido solucionada, entende-se que a solução mais efetiva e ágil é procurar o Procon para que a notificação seja providenciada.

Esse caminho possibilitou, por exemplo, que o Procon Municipal, juntamente com a Prefeitura, pudessem cobrar providências à Saneouro, tendo como um dos resultados obtidos, a redução da tarifa cobrada para a classe residencial, bem como a criação da tarifa para entidades filantrópicas e a renegociação das dívidas para a tarifa social, beneficiando as famílias mais vulneráveis economicamente.

Portanto, é muito importante realizar as reclamações da maneira correta, no Procon, o  órgão público que trabalha para o consumidor.  O barulho das manifestações e das mídias sociais impactam, mas a ação efetiva é a do órgão público. Aqui, em Ouro Preto, as reclamações podem ser registradas pelo e-mail procon@ouropreto.mg.gov.br ou presencialmente. A instituição possui desde 2022 duas unidades para atendimento à população com endereço na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 25-A, bairro Pilar e no Centro Administrativo do distrito de Cachoeira do Campo (Terminal Rodoviário), e atende das 12h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações, o telefone da instituição é (31) 3559-3290.

 

Texto: Beatriz Costa / Revisão: Victor Stutz