Notícia publicada em 22/05/2025
por Marília Mesquita
Na quinta-feira (15), a Casa Paroquial de Cristo Rei foi palco de uma assembleia popular, que reuniu moradores, lideranças comunitárias, vereadores e representantes da sociedade civil para discutir a revisão do Plano Diretor de Ouro Preto. A mobilização para adequar as diretrizes e regras para o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 10 anos começou em 2023, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal.
O encontro contou com a participação de moradores e representantes das comunidades da Bauxita, Vila Operária, Vila da COJAN, Morro do Cruzeiro e regiões vizinhas. Também estiveram presentes a gerente de Desenvolvimento Urbano, Letícia Matos, e os vereadores Mateus Pacheco e Wanderley Rossi, o Kuruzu. O representante da Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (FAMOP), Luiz Carlos, também fez parte do debate e apresentou um histórico do processo de revisão do Plano Diretor e das discussões já realizadas.
Durante a assembleia, os moradores manifestaram preocupação com alguns aspectos do ordenamento da cidade, como uma eventual possibilidade de flexibilização da altura das edificações, as dificuldades relativas ao trânsito e a mobilidade, a perturbação do silêncio, os efeitos da mineração próxima às áreas residenciais e a falta de infraestrutura básica.
Ao final do encontro, foi definido o encaminhamento das reivindicações aos órgãos públicos, como Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Núcleo Gestor da revisão do Plano Diretor e a Fundação Gorceix. Além disso, foi acordado o fortalecimento da mobilização das associações de moradores, em articulação com a FAMOP, para garantir voz ativa da população nas decisões sobre o futuro urbano da região.
Texto: Larissa Rimulo
Revisão: Greiza Tavares