Ouro Preto recebe o Fórum Regional de Desenvolvimento Social

No dia primeiro de dezembro, Ouro Preto recebeu o encontro anual do Fórum Regional de Desenvolvimento Social que reuniu, ao todo, sete secretários municipais mineiros.

Notícia publicada em 05/12/2022

Imagem: Juliana Pinto

No evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Ouro Preto, Edvaldo Rocha, comentou a importância do encontro para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas de assistência social nos municípios mineradores, destacando a necessidade de minimizar os impactos causados pela mineração: “Entre os encaminhamentos, foi proposta a construção de um cronograma efetivo que resulte no objetivo almejado”. O encontro visou ainda a atualização do Regimento Interno e apresentação de atas das reuniões anteriores para aprovação, além da definição dea agenda de ações prioritárias para 2023.

Criado em abril de 2021, o Fórum Regional de Desenvolvimento Social realiza encontros bimestrais para captar investimentos e recursos para as necessidades comuns identificadas pelos gestores sociais dos municípios que têm seus territórios explorados por empresas mineradoras.

“A assistência social sofre impactos da mineração, seja com a população flutuante ou nos momentos em que os vínculos de trabalho são rompidos sem o cuidado de recambiar essa mão de obra”, disse a atual presidente do Fórum, Bruna Stelamares. Segundo ela, o foco no ano que vem será a criação de um fundo para captação de recurso e a capacitação permanente. Stelamares também pontua que a atuação das cidades pertencentes ao Fórum não se restringe à pauta da mineração, mas envolve apoio mútuo em situações de emergência e calamidade, como aconteceu em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando fortes chuvas intensas atingiram Congonhas, Itabirito, Mariana e Ouro Preto: “Os outros municípios do Fórum que não tiveram tantos impactos trabalharam em cooperação e disponibilizaram profissionais, veículos, água potável e roupas”.

Além de Bruna Stelamares, de Ouro Branco, e de Edvaldo Rocha, de Ouro Preto, participaram do Fórum Regional de Desenvolvimento Social os secretários municipais de Desenvolvimento Social Giuliano Augusto da Gama e Silva (Catas Altas), Libertad Guerra (Congonhas), Rosilene Cardoso (Itabirito), Magna Carvalho (Lafaiete) e Walber Silva (Mariana), além de servidores municipais.

As cidades interessadas em aderir ao grupo podem fazer contato pelo e-mail institucional forumdesenvolvimentosocial@gmail.com ou diretamente com a presidente do Fórum, na Secretaria Municipal de Promoção Humana e Assistência Social de Ouro Branco (Rua José Geraldo, 76, Anexo I, Centro).

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz