Campanha Setembro Verde é realizada em Cachoeira do Campo

Notícia publicada em 23/09/2022

Imagem: Juliana Pinto

Texto: Cintia Soares e Juliana Rodrigues

O distrito de Cachoeira do Campo recebeu a campanha Setembro Verde, em prol das pessoas com deficiência, na última sexta-feira, 9 de setembro. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e sementes de girassol, e além disso, houve a apresentação musical de Júlio César Gonçalves e de José Carlos da Silva, ambos deficientes visuais.

Quem passava pela Praça Benedito Xavier pôde prestigiar a iniciativa, como foi o caso da senhora Ivani Pedrosa de Aguiar, que tem um filho PCD em decorrência da poliomielite. “Eu acho que as pessoas precisam ter mais humanidade e não permitir que os deficientes sejam discriminados, pois não são diferentes por causa de um problema”, ela acrescenta que apesar de enfrentar muitas dificuldades desde a juventude para romper com o preconceito para conseguir um emprego, o seu filho que hoje tem 47 anos, é graduado em engenharia elétrica e trabalha na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ele enfrentou as adversidades, e hoje ele está bem e tem uma vida completa”, destaca.

Outro morador do distrito, Francisco Áureo Nicolino também faz a sua avaliação ao presenciar a campanha Setembro Verde. “Eu acho muito positiva, pois em outros tempos nós não estaríamos falando sobre esse assunto, apesar de ter muito a avançar ainda”, pontua.

A iniciativa foi celebrada pela comunidade, que abraça a causa, segundo a coordenadora do CRAS Cachoeira do Campo, Pietra Felício, a mobilização é muito importante e houve adesão e apoio de escolas e comércios locais. “Isso é só o começo, e estou satisfeita com a campanha Setembro Verde”.

A próxima ação da campanha Setembro Verde será na sexta-feira, 23, na Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto, às 9h. Em seguida, na quarta-feira, 28, haverá um seminário no Centro de Convenções da UFOP e a programação inclui palestras, apresentação cultural e outras atrações. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e participe.