Cerimônia firma repasse financeiro do Estado para realização de convênios na UFOP

Notícia publicada em 04/07/2022

Imagem: Ane Souz

Texto: Isabella de Paula

Na tarde de 28 de junho, ocorreu a cerimônia de assinatura de convênios autorizados pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A assinatura para o recebimento de recursos financeiros por meio dos convênios visa não apenas a aplicação e manutenção da reestruturação da Universidade, mas também na fomentação da cultura, turismo, educação e bem-estar dos cidadãos ouro-pretanos.

“São conquistas muito importantes para a Universidade Federal de Ouro Preto, para a cidade de Ouro Preto, o estado de Minas Gerais e o Brasil. E se tratando de um monumento mundial, podemos dizer que a humanidade inteira se beneficia dessas ações, sendo aqui articuladas pelo Governo em conjunto com a nossa Universidade. O campus da UFOP não é o campus do Morro do Cruzeiro, é a cidade de Ouro Preto”, relata o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.

Os convênios visam a revitalização do Cine Teatro Vila Rica e do Palácio dos Governadores de Minas Gerais (Escola de Minas/Museu de Ciência e Técnica), execução do Sistema de Tratamento das Águas Residuárias do Campus da UFOP Morro do Cruzeiro e compreende também uma ação educacional inovadora, sanitária e técnica para o enfrentamento da COVID-19 pela comunidade ufopiana no sistema educacional dos municípios de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

“É um momento importantíssimo para a cultura mundial, há importância para o patrimônio histórico e para a identidade do país e mais profundamente da ideia de brasilidade fundada através dos ideais da independência. Que sabedoria Ouro Preto escolher a restauração do patrimônio histórico para uso deste recurso,” afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, representando o governador de Minas, Leônidas Oliveira.

“É fundamental a presença do Estado em cada município, porque o turismo e o patrimônio cultural estão nos municípios, com esse apoio do estado para a recuperação e conservação do patrimônio cultural, principalmente em Ouro Preto, é muito simbólico. Então, o reconhecimento desse governo, do apoio que está dando e da importância de Ouro Preto são apenas indicadores da importância do patrimônio cultural para o estado de Minas Gerais”, declara a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), Marília Palhares.

A mesa da celebração foi composta pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, representando o governador de Minas, Leônidas Oliveira, a reitora da Universidade Federal de Ouro Preto, Cláudia Marliére, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, promotor de Justiça da Comarca de Ouro Preto, Flávio Jordão, representando o Ministério Público de Minas Gerais, professor Hermínio Arias (vice-reitor da UFOP), a vice-prefeita Regina Braga, o presidente Executivo da Fundação Gorceix, Cristovam Oliveira, diretor da Escola de Minas, professor José Alberto, a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, a presidente do IEPHA-MG, Marília Palhares, e o presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Jefferson Fonseca.