Ouro Preto recebe visita do embaixador da Itália e sua comitiva

O tour pela cidade foi guiado pelo prefeito Angelo Oswaldo

Notícia publicada em 24/01/2022
por Nathália Silva

Ouro Preto recebe vista do embaixador da Itália e sua comitiva
Imagem: Ane Souz/PMOP

Texto: Túlio Dutra

O prefeito Angelo Oswaldo guiou o embaixador da Itália, Sr. Francesco Azzarello e sua comitiva em um tour por Ouro Preto, na manhã de sábado, (22), conhecendo um pouco da história da cidade e passando pelos monumentos históricos importantes do Município.

O tour passou pela Casa da Ópera, o teatro mais antigo em funcionamento das Américas; na Igreja de São Francisco de Assis, um dos santuários brasileiros mais conhecidos no mundo e que abriga celebradas obras do mestre Aleijadinho. Também pelo Museu do Oratório, casarão que além de possuir cerca de 162 oratórios e 300 imagens datadas entre os séculos 17 e 20, foi morada do escultor barroco Aleijadinho de 1738 a 1814.

Mais do que uma visita diplomática, esse encontro tem por objetivo demonstrar que o Município segue de portas abertas para o turismo consciente, respeitando todas as normas sanitárias e possíveis restrições físicas causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Com a desobstrução da BR 356 e da MG 129, o acesso a Ouro Preto será facilitado, já que as duas estradas são os caminhos mais utilizados pelos turistas que visitam a cidade.

O prefeito, Angelo Oswaldo, falou sobre essa retomada gradativa da normalidade no município. " A volta ao normal é uma construção de todos, cada um de nós colabora de uma maneira. Reabriremos acessos importantes para a cidade, retomando as atividades e a presença do embaixador da Itália em Ouro Preto mostra para toda comunidade brasileira que a cidade está em plena forma e funcionando muito bem. Somos um Polo central do turismo, principalmente no mês de janeiro que é a alta temporada da atividade no país"

Francesco Azzarello, embaixador da Itália, destacou a beleza da cidade e se mostrou solidário com os ouro-pretanos. "É uma honra estar aqui com esse prefeito excepcional em uma cidade maravilhosa. Queria, por parte da minha pessoa e em nome do Governo Italiano, dar um forte abraço na população em função das tragédias causadas pelas chuvas. Desejo alegria e um futuro de normalidade para essa linda cidade".

Foi a primeira visita oficial do embaixador desde sua posse no país e a decisão de vir para Ouro Preto foi em solidariedade aos problemas que as chuvas causaram no Município. Estiveram presentes na visita o cônsul da Itália em Minas Gerais, o Sr. Dario Savarese, o adido da Embaixada da Itália, o coronel Francesco e o presidente do Grupo Leonardo no Brasil, Sr. Francesco Moliterni.