Município e voluntários trabalham juntos para ajudar famílias durante a pandemia

Notícia publicada em 02/07/2020
por Victor Stutz

Imagem: Ane Souz

Com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, várias ações populares e coletivas estão sendo realizadas com objetivo de ajudar pessoas que estão passando por dificuldades durante o surto de Coronavírus.

Destas ações, algumas envolvem o trabalho de voluntários, como é o caso da REDE SOLIDARIEDADE, que arrecada e distribui doações para muitas famílias.  A iniciativa surgiu no mês de abril, a partir de uma campanha que envolveu os estudantes da UFOP, e contou também com o suporte do advogado e ex-secretário municipal de Patrimônio e Cultura, Zaqueu Astoni, e da presidente da OAB subseção Ouro Preto, Mara Simone. A mobilização sensibilizou alunos e ex-alunos da UFOP e moradores da cidade. Desde então, a Solidariedade obteve várias adesões e um grande volume de doações.

A REDE DO BEM, que completou um ano de existência em março, é outro trabalho valoroso que tem levado esperança e conforto para muitas famílias. O grupo tem conseguido muitas doações de alimentos durante a pandemia, e realizado campanhas importantes e criativas, dentre elas, a ‘Bebês Bem Aquecidos’ que, durante o inverno, arrecadou doações de novelos de lã, cobertores, roupas, acessórios e brinquedos para bebês. Esta campanha, em parceria com o Grupo Assistencial Auta de Souza, visava a confecção de enxovais para famílias de baixa renda.

É incontestável que as atitudes solidárias se multiplicaram desde o início da pandemia. Hoje, um enorme número de pessoas está recebendo um valioso apoio do Município, das Redes e de vários outros grupos que se formaram voluntariamente com o objetivo de ajudar. As generosas doações que as pessoas continuam oferecendo reforçam, ainda mais, o sentimento solidário dos ouro-pretanos neste período tão difícil e singular.

UNIÃO DE ESFORÇOS

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Luciene Ribeiro, o trabalho das redes reforçam ainda mais o alcance do que já está sendo feito. “Houve um aumento considerável do número de beneficiados com cestas básicas no Município. Temos conseguido também proporcionar abrigo e alimentos aos moradores em situação de rua, e elaboramos também um plano para destinar produtos da agricultura familiar, que são oferecidos na merenda escolar para crianças matriculadas na rede municipal de ensino”, conta a secretária.

COMO AJUDAR

Aos que podem ajudar os mais necessitados, as doações estão sendo recebidas na Sede da Família Acolhedora, o endereço é rua Conselheiro Santana, 14, no bairro Pilar.  Os itens básicos que compõem uma cesta são: arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha, leite, sal, biscoito e café. Além de alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza também podem ser doados.

COMO SER AJUDADO

A distribuição dos itens arrecadados segue alguns critérios, e a prioridade é favorecer aqueles que recebem bolsa família e as famílias que possuem crianças em creches ou escolas municipais.

Mesmo assim, aqueles que necessitam de ajuda, muitas vezes por estarem impedidos de trabalhar e conseguir renda em função da pandemia, também podem solicitar cadastro na lista da Assistência Social pelo telefone 3551-2969 ou 3559-3248. O plantão funciona das 10h às 16h.

Para que as pessoas não necessitem sair de casa, e também para evitar aglomerações na central de arrecadação e distribuição de doações, os alimentos, materiais de higiene e roupas são levados até as casas das famílias e pessoas cadastradas.