Prefeitura de Ouro Preto entrega à comunidade mais uma escola totalmente reformada

Após 22 anos, a escola de São Bartolomeu passa por revitalização

Notícia publicada em 18/05/2020

Escola Municipal Dr. Washington de Araújo Dias totalmente reformada.
Imagem: Ane Souz

No retorno às aulas, após a pandemia causada pelo coronavírus, a comunidade de São Bartolomeu vai ter um motivo a mais para comemorar. A Prefeitura de Ouro Preto vai entregar a Escola Municipal Dr. Washington de Araújo Dias totalmente reformada.

A unidade de ensino passou por uma completa reestruturação, recebendo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, além de nova pintura na área interna e externa do prédio, manutenção do telhado, reformas dos banheiros, dentre outras.

Com três salas de aula, salas de professores e da diretoria, secretaria e cozinha, bibliotecas, refeitório, sala de informática e área de lazer, a escola está preparada para oferecer ensino de qualidade para os 24 alunos da educação infantil ao 4º ano.

Maria José da Silva, avó de 4 netos matriculados na escola, afirma que a reforma chegou em boa hora. “É uma benção. Nós tivemos receio que a escola fechasse. Vê-la reformada e bonita é muito gratificante. Meus netos ficarão mais motivados e irão aprender mais”, elogiou.

A coordenadora da escola, Pia Márcia Chaves Carvalho Guerra, 12 anos à frente da instituição, destacou que a última reforma aconteceu há 22 anos. “Isto foi em 1998. Essa intervenção agora era muito esperada e bem vinda. É um estímulo para todos nós. Receber a escola reformada, após esta paralisação, é um presente. Os alunos a partir de agora devem tomar posse da escola se empenhando para alcançar bons resultados”, complementou.

Para Rosa Ana Xavier, secretária de Educação do Município, essa reforma é mais um marco da atual administração. “Essa escola é da comunidade de São Bartolomeu. É necessário que eles tomem posse e zelem por ela. Ficou uma escola bonita e os estudantes do distrito merecem. Que esse período de pandemia passe bem rápido e que possamos, com a alegria de nossas crianças, retomarmos as atividades escolares”, destacou.

O prefeito Júlio Pimenta dá sequência assim ao projeto de reformar todas as escolas municipais que necessitam de melhorias até o fim do mandato.  “O primeiro passo para termos uma cidade melhor é investir em Educação e Saúde e nesse sentido estamos fazendo melhorias em todas as escolas municipais”, celebrou ele.

Sobre a Escola

A Escola Municipal Dr. Washington de Araújo Dias foi fundada em 1938, e está localizada no mais antigo distrito de Ouro Preto - SÃO BARTOLOMEU - Arraial minerador que nasceu às margens do Rio das Velhas no final do século XVII. O distrito é formado por um rico acervo histórico, cultural e natural e é conhecido pela produção caseira de doces.

De 1938 ao final do ano de 1997, a escola pertenceu ao estado, passando a ser municipalizada a partir de 1998, quando foi reformada e ampliada. Revitalizada agora em 2020, sua proposta pedagógica prioriza a valorização do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural local e o desenvolvimento integral do educando, tendo como princípio básico a inter-relação com a família e comunidade.

Texto: Wellington Silva