Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a dirita o texto:Ouro Preto Prefeitura. A palavra Preto se encontra abaixo da palavra Ouro e a palavra Prefeitura se encontra abaixo da palavra Preto, estas se encntram na cor preta. Na parte central há o texto Portal da Transparência, onde a palavra Transparência se encontra abaixo das palavras aporatal da. O texto Portal da Transparencia se encontra na cor azul

secretaria municipal de desenvolvimento social e cidadania

Prefeitura de Ouro Preto lança livro de receitas do Projeto Culinária Afetiva



Desenvolvido com a autoria de 45 crianças, o livro busca celebrar a memória, vínculos familiares e as tradições do município através do paladar da comunidade

Notícia publicada em 01/12/2025
por Marília Mesquita


A Prefeitura de Ouro Preto realizou, na quinta-feira (27), o lançamento de um livro de receitas do Projeto Culinária Afetiva, promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Padre Faria. A publicação é resultado do trabalho coletivo da equipe multiprofissional do equipamento, que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e atua com crianças e idosos no desenvolvimento da proteção social, do lazer, do afeto e dos vínculos entre a comunidade e as famílias.

A iniciativa tem como objetivo atender ao desejo de resgatar memórias da comunidade que atravessam gerações e histórias de vida, amor e resistência por meio do olhar de 45 crianças. “Essa corrente de afeto, amor e carinho repercute em nosso paladar, isso mostra toda nossa integração e a soma de esforços de toda a equipe”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.

Ao reunir as memórias em forma de receitas, o projeto celebrou as raízes, valores culturais e a importância dos saberes tradicionais. Para o gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luiz França, o CRAS é um espaço de direito da população. “É um equipamento que faz parte da comunidade, é muito importante que a população não tenha vergonha de acessá-lo”, completa França.

As crianças participaram ativamente de todas as etapas do processo de criação e execução do projeto, como o preparo das receitas (com supervisão de adultos), escrita dentro do gênero textual proposto e ensaio fotográfico. Com opções tanto salgadas quanto doces, as receitas produzidas foram variadas: frango com quiabo e angu, pão de queijo, arroz doce e outras diversas opções.

Acesse o link e baixe o livro gratuitamente: Culinária Afetiva

 

Texto: Luiz Guilherme Mascarenhas

Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos