Notícia publicada em 17/03/2025
por Marília Mesquita
A Prefeitura de Ouro Preto firmou, nesta última quinta-feira (13), uma parceria com o "Programa Descubra", iniciativa do Governo de Minas voltada à profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa busca promover a inclusão de adolescentes que estão em acolhimento institucional, são egressos do sistema socioeducativo ou resgatados do trabalho infantil, oferecendo acesso a aprendizado técnico e oportunidades de emprego.
O "Programa Descubra" conecta jovens a contratos formais de aprendizagem, em conformidade com a legislação sobre contratação de aprendizes. Conta com o apoio de entidades que formam o "Sistema S", que são empresas de serviço nacional Senai, Sesc, Senac, Sesi e Sebrae, além de entidades formadoras, como o Salesianos de São João Bosco.
A parceria será integrada ao "Programa Jovens de Ouro 2.0", uma política pública municipal já consolidada na cidade, que oferece formação e capacitação para jovens em busca de qualificação profissional. O "Programa Descubra" complementa o "Jovens de Ouro" ao possibilitar a inserção direta dos participantes no mercado de trabalho, por meio de contratos de aprendizagem com empresas parceiras, ampliando as oportunidades de empregabilidade.
A articulação envolveu o prefeito Angelo Oswaldo; a vice-prefeita Regina Braga; o promotor de Justiça, Márcio Rogério de Oliveira; o procurador Diogo Guimarães; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Edvaldo Rocha; a diretora de Políticas Públicas Para a Juventude e Cidadania, Lívia Oliveira; o secretário Segurança e Trânsito, Moisés Rodrigues; Saulo Fagundes, representando o secretário Felipe Guerra, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Gustavo Leite, da Secretaria de Governo, além de representantes do grupo Salesianos de São João Bosco, que é a entidade formadora do "Programa Descubra".
A proposta inclui a criação de um comitê gestor local, responsável por estruturar as ações do Programa no município e mobilizar empresas para oferecerem vagas de aprendizado. Com essa adesão, Ouro Preto avança na garantia de direitos e no fortalecimento de políticas públicas para a juventude, oferecendo mais oportunidades para os jovens da cidade e distritos.
Texto: Laura Borges
Revisão: Greiza Tavares