Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a dirita o texto:Ouro Preto Prefeitura. A palavra Preto se encontra abaixo da palavra Ouro e a palavra Prefeitura se encontra abaixo da palavra Preto, estas se encntram na cor preta. Na parte central há o texto Portal da Transparência, onde a palavra Transparência se encontra abaixo das palavras aporatal da. O texto Portal da Transparencia se encontra na cor azul

secretaria municipal de desenvolvimento social e cidadania

Segunda turma de cuidadores de idosos recebe certificação

Notícia publicada em 30/04/2024

Imagem: Peterson Bruschi

Consolidando mais um importante passo na formação e emancipação dos ouro-pretanos, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou a formatura da segunda turma do Curso de Cuidador de Idosos na segunda-feira, 29, no Salão Paroquial Felipe Turco, no distrito de Santa Rita. Ao todo, 9 pessoas estão aptas a trabalhar como cuidadores de idosos no município.

“A minha palavra é de reconhecimento desse trabalho que vem sendo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Social, pois isso é realmente desenvolver a sociedade, valorizar o social, promover a cidadania e reconhecer o papel do cidadão e da cidadã”, declara o prefeito Angelo Oswaldo.

O curso foi conduzido pela pós-graduada em gerontologia Ana Maria dos Santos Reis Campos, e abarcou pessoas em situação de vulnerabilidade social dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita. Durante o curso, os alunos também passaram por treinamento em primeiros-socorros, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, e realizaram visitas técnicas ao Lar São Vicente de Paulo.

Edvaldo Rocha reforçou que outros distritos serão contemplados com capacitações e que a primeira turma formou 60 pessoas, na sede: “Dentro de alguns dias, esse mesmo curso será replicado em Antônio Pereira e Cachoeira do Campo, e já ocorre o curso de agente administrativo. Vamos ainda trazer mais três cursos, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE)”.

Na cerimônia de entrega dos certificados houve também uma apresentação do músico Daniel dos Santos, além de homenagens.

A diretora da Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, falou sobre os resultados dessa iniciativa: “O curso de cuidador de idosos realizado nos outros dois CRAS, São Cristóvão e Padre Faria, já favoreceu a entrada de seis pessoas no mercado de trabalho. Igualmente, aqui no CRAS Santa Rita, o curso foi preparado com amor e carinho para ensinar o que é cuidar, trazendo conhecimento para os que desejam entrar no mercado de trabalho e gerando um leque de oportunidades”.

Além dos citados, compareceram à cerimônia a vice-prefeita Regina Braga, os vereadores Reginaldo Tavico e Mercinho, a presidente do Lar São Vicente de Paulo, Ana Maria Neves e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do CRAS Santa Rita.

Confira os formandos da segunda turma:

Danila Iriana Pinheiro

Gabriela de Fátima Xavier