A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania é responsável por dois abrigos para crianças e adolescentes, em Ouro Preto.
Os abrigos ficam localizados na rua Coronel Serafim, 215 - Antônio Dias e na Rua Maciel, nº 320, Alto da Cruz.
O telefone de contato para a unidade do Antônio Dias é 3559-3329 e para a unidade do Alto da Cruz é 3553 3115.
Participe do Projeto Novas Vivências - Projeto de apadrinhamento:
1º) O QUE É O PROJETO NOVAS VIVÊNCIAS?
É um projeto de apadrinhamento de crianças e adolescentes institucionalizados, e consiste em oferecer acolhimento afetivo, convivência familiar e comunitária, apoio material, moral e educacional, sem que isso implique em adoção.
2º) QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE APADRINHAMENTO?
* AFETIVO: O padrinho ou madrinha visita regularmente o seu afilhado; passa os finais de semana, feriados ou férias em sua companhia; acompanha o seu desenvolvimento escolar e pessoal. Com envolvimento afetivo, oferecem possibilidades de convivência familiar e social saudáveis, com experiências gratificantes.
* PROVEDOR: O padrinho ou madrinha oferece suporte material ou financeiro, seja com a doação de calçados, brinquedos, materiais, patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar, prática esportiva ou, até mesmo, com uma contribuição mensal em dinheiro em conta-poupança, aberta em nome do afilhado, com movimentação feita apenas a partir de autorização judicial.
* PRESTADOR DE SERVIÇO: O padrinho ou madrinha oferece serviços ou conhecimentos, conforme a sua especialidade de trabalho ou interesse. Por exemplo, ensinar um idioma nas instituições, fazer atendimentos odontológicos, melhorias prediais, doações materiais para a casa, etc.
4º) QUANTO TEMPO DURA O APADRINHAMENTO?
Enquanto as crianças e adolescentes estiverem em acolhimento institucional.
5º) QUAIS EQUIPES ESTÃO ENVOLVIDAS?
O projeto será executado pelas próprias Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) Casa Lar e Abrigos dos Meninos e será coordenado pelas respectivas coordenadoras de cada unidade, tendo como equipe de profissionais, servidores de cada Unidade de Acolhimento.
Diretor Alta Complexidade - Vanderly Arlindo Pio
Coordenadora UAI Abrigo dos Meninos - Sheila Tatiana Reis
Coordenadora UAI Casa Lar - Lorena Soares
Luana M. Carneiro - Psicóloga UAI Abrigo dos Meninos
Ana Paula F. Palazzi - Psicóloga UAI Casa Lar
Joyce H. Félix - Assistente Social UAI Abrigo dos Meninos
Viviane J. Rodrigues - Assistente Social UAI Casa Lar
6º) O PROJETO ESTÁ AMPARADO PELA LEGISLAÇÃO VIGENTE?
O apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente está previsto no Art. 19-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incluído pela Lei nº 13.509/2017. O projeto ainda busca coerência com o Art. 4º do ECA, Lei nº 8.069/1990, que reproduz o Art. 227 da Constituição Federal. A Corregedoria Nacional de Justiça ressalta a importância do apadrinhamento afetivo, através de seu provimento CG nº 36/2014.
➢ Criteriosa avaliação;
➢ Capacitação ofertada pelas técnicas dos equipamentos;
➢ Autorização Judiciária;
➢ Acompanhamento sistemático
7º) COMO OS INTERESSADOS PODEM PARTICIPAR DO PROJETO?
O primeiro contato é pelo telefone ou e-mail institucional, seguido de cadastro, entrevista e avaliação da equipe técnica.
Telefone Unidade de Acolhimento Casa Lar (31) 9231-2653
Telefone Unidade de Acolhimento Abrigo dos Meninos (31) 8422-4902
O e-mail institucional: novas.vivencias@ouropreto.mg.gov.br