Atos


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





ATO Nº 332/2024



Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar n° 218, de 24 de fevereiro de 2023, e a Lei Complementar n° 229/2023, de 30 de novembro de 2023, que dispõem sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,


Resolve:

Art. 1º EXONERAR a Sra. Sarah Rodrigues de Paula, do exercício das funções do cargo de provimento em comissão de Chefe de Departamento de Apoio a Chamamentos Públicos – CC - 06, junto à Procuradoria Geral do Município, para o qual foi nomeada pelo Ato n° 143/2024, a partir desta data.




Prefeitura de Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto







Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407






ATO Nº 333/2024



Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar n° 218, de 24 de fevereiro de 2023, e a Lei Complementar n° 229/2023, de 30 de novembro de 2023, que dispõem sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,


Resolve:


Art. 1º NOMEAR a Sra. Sarah Rodrigues de Paula, para o exercício das funções do cargo de provimento em comissão de Diretora Jurídica de Direito Previdenciário, Trabalhista e Administrativo – CC - 05, junto à Procuradoria Geral do Município, a partir desta data.



Prefeitura de Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto











Atas


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





Ata da 6ª Reunião Extraordinária do (CACS/FUNDEB), mandato 2023 a 2026, ocorrida no dia 05/03/2024.


Aos cinco dias de março de dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Xavier da Veiga, 309, Centro, Ouro Preto/MG, foi realizada a 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB). Sob a Presidência do Sr. Josemar da Conceição Mendes, representante dos diretores das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino e com a presença dos seguintes conselheiros: Katrine Luiza da Silva Alves, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Educação, Livia Nunes Pereira, membro titular, representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino; Glauber César Cruz Custódio, membro titular, Olímpia Proti de Oliveira, membro suplente, representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, Célia da Fonseca Simão da Silva, membro titular, representante do Conselho Municipal de Educação; Rosilene Valentin Val, membro titular, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE; Michelle Fátima de Jesus Barbosa, membro titular, Rosária Fernandes Vieira Sales, membro suplente, representantes da Secretaria Municipal de Fazenda; Aparecida de Paula Urbano, membro titular, representante dos Estudantes da Educação básico do Sistema Municipal de Ensino. Participou também dessa reunião Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretária Executiva do CACS-FUNDEB. Justificou ausência: Maria Desiléria Gomes, membro suplente, representante dos Estudantes da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino. O Presidente iniciou a reunião dando boas-vindas a todos, fez a conferência do número de membros presentes contando 08 (oito) conselheiros, o que conferiu o quórum regimental para a instalação da reunião. Na sequência, Josemar falou o assunto da pauta: 1. Leitura e aprovação da Ata anterior; 2. Análise e aprovação da Prestação de Contas do Siope referente ao 6º bimestre de 2024; 3. Outros assuntos. A pauta foi aprovada por todos os conselheiros presentes. Para tratar o primeiro assunto da pauta, o Josemar solicitou a leitura da ata anterior, que após lida foi aprovada por unanimidade. Para tratar o próximo assunto da pauta, o Josemar falou que a Pollyana não compareceu para fazer a Prestação de Contas referente ao SIOPE 6º bimestre DE 2023. Josemar explica também que a reunião para tratar essa pauta já deveria ter acontecido no final do mês de janeiro de 2024. Josemar lembra que na semana passada não houve reunião do FUNDEB, pois a Pollyana não enviou a prestação de contas e também não houve quórum para realizar a reunião. Para tratar o último assunto da pauta, o Josemar informa que a sua exoneração como Diretor de Escola sairá do Diário Oficial em breve, fato que interfere diretamente ao FUNDEB, pois não poderá continuar na presidência desse conselho. Josemar frisa a sua preocupação em substituir alguns conselheiros que deixarão de compor o FUNDEB e também a sua preocupação para que a prestação de contas referente ao SIOPE 6º bimestre de 2023 aconteça o mais rápido possível. Josemar informa que a Marisa da Conceição Teixeira, membro titular, representante dos Professores da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino renunciou a vaga no CACS FUNDEB Após discussões, o FUNDEB decide que seja enviado um ofício ao gabinete do Prefeito e também à Secretaria Municipal de Educação, sinalizando o atraso com a Prestação de Contas do SIOPE referente ao 6º bimestre de 2023. O FUNDEB decide também que seja enviado um ofício ao Conselho Tutelar solicitando a substituição de membros e também para o Sindsfop substituindo a Marisa. A Olímpia informa que um dia antes da reunião, no dia 04-03, a Pollyana notificou a Secretaria Municipal de Educação sobre a ausência da senha de acesso ao SIOPE. A Olímpia fala também que já foi solicitado uma nova senha. O Josemar fala que assim que a Pollyana enviar a prestação de contas, será preciso marcar a reunião para resolver essa pendência. Nada mais havendo a ser tratado, Josemar encerrou a reunião com os trabalhos registrados nesta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim Carla Emiliana Mendes Rodrigues, pelo presidente e pelos demais conselheiros presentes.






Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





ATA DA 21ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE/OP, REALIZADA NO DIA 28/02/2024.


Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro de 2024, às quatorze horas e quinze minutos, foi iniciada a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE/OP, presidida por Renata Nascimento de Freitas, membro titular, representante da Força Associativa de Moradores de Ouro Preto e com a presença dos seguintes conselheiros: Raissa Palma de Souza Silva, membro titular, representante dos pais de alunos da rede municipal de ensino; Luana da Silva Freitas, membro titular, Marilda Dionísia da Silva, membro suplente, representantes da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto; Wânia Aparecida Almeida Silva, membro titular, representante do poder executivo; Participou também dessa reunião, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretaria Executiva do CAE. ABERTURA – A Renata cumprimentou a todos os presentes, contou a presença de 04 (quatro) conselheiros, o que conferiu quórum regimental para a instalação da reunião. Em seguida, a Renata passou para a leitura da pauta, sendo 1. Aprovação da Ata da 20ª Reunião Ordinária; 2. Resposta da SME ao ofício 001/2024 do CAE; 3. Diligências FNDE (informações e encaminhamentos); 4. Relatório de visitas 2023; 5. Plano de trabalho 2024; 6. Calendário de visitas 2024; e 7. Outros assuntos. A pauta foi aprovada por todos os conselheiros presentes. Para tratar o primeiro assunto da pauta, a Renata projeta na tela a ata da 20ª Reunião Ordinária e lembra que a mesma foi enviada para todos via email e com antecedência. A ata foi aprovada por unanimidade. Para tratar o segundo assunto da pauta, a Renata fala que foi encaminhado à SME, um ofício do CAE, solicitando a nomeação de mais nutricionistas para a Secretária Municipal de Educação, aproveitando o concurso público e que a resposta da SME foi que de acordo com a resolução CFN 465, disposto no artigo 10, a SME conta atualmente com 03 (três) profissionais nutricionistas, além de 01 (um) estagiário de Nutrição, com previsão de contratação de mais 1 (um) estagiário ao longo de 2024. Para tratar o terceiro assunto da pauta, a Renata solicitou para que a Secretária Executiva comunique sobre a diligência FNDE. A Carla fala que o FNDE enviou para o CAE através de email um documento informando que para resolver a diligência do CAE, precisa enviar a ata de eleição dos representantes da entidade dos trabalhadores da educação e dos discentes. A legislação exige a participação de pelo menos 1 (um) professor. O SINDSFOP enviou um ofício para o CAE informando que na Assembleia realizada no dia 05 de março de 2021, não apareceram servidores interessados em compor os conselhos municipais, então, o Leandro, como Presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ouro Preto, indicou alguns nomes para compor o CAE. A Renata fala sobre a sua preocupação em não resolver o cadastro do CAE e a sua diligência, pois pode impedir o Município de receber os repasses do PNAE. O CAE decide que seja enviado à Secretaria Municipal de Educação e ao Gabinete do Prefeito uma sinalização para que a resolução desse problema aconteça o mais rápido possível. Para tratar o quarto assunto da pauta, a Renata lembra que foi encaminhado para os membros do CAE, via email, os relatórios de visitas de 2023. A Renata compartilha na tela o relatório de visitas e fala que irá retornar nessa pauta na próxima reunião. Para tratar o quinto assunto da pauta, a Renata, projeta na tela e realiza a leitura da proposta de trabalho para 2024. O Plano de Trabalho de 2024 foi aprovado por unanimidade. Para tratar o sexto assunto da pauta, a Renata projeta na tela a tabela com os dias e horários de visitas e, também os nomes das escolas que precisam ser visitadas, principalmente as escolas dos distritos e subdistritos. A Renata disse que enviará a tabela de visitas no grupo de whatsapp, para que os membros preencham qual dia e horário cada um tem disponibilidade de ir. A Renata pede que assim que a visita seja realizada, seja feito e encaminhado o relatório, para que as informações não se percam. Para tratar o último assunto da pauta, a Renata pergunta se alguém tem algo a colocar na reunião. A Secretária Executiva informa que o Decreto de Posse de Giovanna, indicada pela FAMOP como membro suplente, foi publicado no Diário Oficial, portanto será agendada uma reunião extraordinária para a posse da Giovanna D´Arc D´Angelo. Nada mais havendo a ser tratado, a Renata Nascimento de Freitas encerra a reunião com os trabalhos registrados em ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, e por Renata Nascimento de Freitas.






Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





ATA DA 22ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE/OP, REALIZADA NO DIA 27/03/2024.


Aos vinte e sete dias do mês de março de 2024, às quatorze horas e quinze minutos, foi iniciada a 22ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE/OP, presidida por Renata Nascimento de Freitas, membro titular, representante da Força Associativa de Moradores de Ouro Preto e com a presença dos seguintes conselheiros: Raissa Palma de Souza Silva, membro titular, representante dos pais de alunos da rede municipal de ensino; Marilda Dionísia da Silva, membro suplente, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto; Wânia Aparecida Almeida Silva, membro titular, representante do poder executivo; Participou também dessa reunião, Isabel Cristina Sinclair, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Júlia Oliveira e Silva de Castro Souza, estagiária de nutrição da Secretária Municipal de Educação, Pollyana Ruchido Dias, Contadora da Secretária Municipal de Educação, e, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretaria Executiva do CAE. ABERTURA – A Renata cumprimentou a todos os presentes, contou a presença de 04 (quatro) conselheiros, o que conferiu quórum regimental para a instalação da reunião. Em seguida, a Renata passou para a leitura da pauta, sendo 1. Prestação de Contas do PNAE; 2. Outros assuntos. A pauta foi aprovada por todos os conselheiros presentes. A Renata passa a palavra para a Pollyana, que faz os seguintes registros sobre a Prestação de Contas referente ao PNAE, do período de 01-01-2023 a 31-12-2023: Durante o ano de 2023, o Município recebeu 10 (dez) parcelas, totalizando a R$ 893.083,88 (oitocentos e noventa e três mil, oitenta e três reais e oitenta e oito centavos). No início do ano de 2023, o saldo na conta do PNAE era de R$ 345.870,49 (trezentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e setenta reais e quarenta e nove centavos), no final de 2023, o total de pagamentos foi de R$ 1.130.608,57 (um milhão, cento e trinta mil, seiscentos e oito reais e cinquenta e sete centavos). O saldo do PNAE em 31-12-2023 foi de R$ 162.293,74 (cento e sessenta e dois mil, duzentos e noventa e três reais e setenta e quatro centavos). O percentual saldo não utilizado corresponde a 12,82 % do valor recebido. O saldo livre em 31-12-2023 foi de R$ 129.975,16 (cento e vinte e nove mil, novecentos e setenta e cinco reais e dezesseis centavos). O saldo reprogramado foi de R$ 1.265.902,31 (um milhão, duzentos e sessenta e cinco mil, novecentos e dois reais e trinta e um centavos). O limite de reprogramação de 30% do FNDE foi de R$ 379.770,69 (trezentos e setenta e nove mil, setecentos e setenta reais e sessenta e nove centavos), e o valor que ficou foi de R$ 162.293,74 (cento e sessenta e dois mil, duzentos e noventa e três reais e setenta e quatro centavos). O gasto com agricultura familiar liquidado foi de R$ 368.292,39 (trezentos e sessenta e oito mil, duzentos e noventa e dois reais e trinta e nove centavos). O liquidado do PNAE foi de R$ 974.456,11 (novecentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e onze centavos), o Caixa Escolar foi de R$ 453.390,00 (quatrocentos e cinquenta e três mil, trezentos e noventa reais), a Agricultura Familiar do PNAE foi de R$ 385.501,47 (trezentos e oitenta e cinco mil, quinhentos e um reais e quarenta e sete centavos), a merenda com recurso próprio da Prefeitura foi de R$ 3.526.248,82 (três milhões, quinhentos e vinte e seis mil, duzentos e quarenta e oito reais e oitenta e dois centavos). A Renata pergunta qual é a diferença do Caixa Escolar para o Recurso Próprio, e a Pollyana responde que o Caixa Escolar tem CNPJ, é uma associação privada, necessita de convênio, a Prefeitura repassa os Recursos para eles comprarem, já o Recurso Próprio a Prefeitura compra por conta própria. A Pollyana prossegue com a apresentação de contas, registrando os seguintes dados: o pagamento de restos, que são empenhos de anos anteriores, que foram pagos em 2023. Do PNAE foi pago o valor de R$ 129.152,46 (cento e vinte e nove mil, cento e cinquenta e dois reais e quarenta e seis centavos), do Caixa Escolar foi pago o valor de R$ 50.393,60 (cinquenta mil, trezentos e noventa e três reais e sessenta centavos), da Merenda de Recurso Próprio foi pago o valor de R$ 74.335,56 (setenta e quatro mil, trezentos e trinta e cinco reais e cinquenta e seis centavos), totalizando o valor de R$ 253.881,82 (duzentos e cinquenta e três mil, oitocentos e oitenta e um reais e oitenta e dois centavos. A Raissa pergunta se existe uma estimativa de valor investido por criança. A Renata faz as contas e chega ao resultado de R$ 398,88 (trezentos e noventa e oito reais e oitenta e oito centavos) por ano por criança. A Renata observa que o investimento realizado pela Prefeitura aumentou comparado aos anos anteriores. A Renata lembra que o investimento na Agricultura Familiar também aumentou, tendo um investimento de 41% do PNAE. A Renata agradece a presença e a apresentação realizada pela Pollyana e informa que o CAE irá analisar a Prestação de Contas e deliberar sobre na próxima reunião. Continuando a reunião, Renata fala que conseguiu agenda uma reunião com Túlio sobre a criação da página virtual do CAE. A Renata fala sobre alimentação adequada nas escolas, solicitando ajuda da Raissa, da Júlia e da Isabel. A Raissa fala sobre uma circular enviada pela Escola Municipal Simão Lacerda, orientando a alimentação saudável, que já surgiu efeitos muito positivos. A Wânia fala que na capacitação de Diretores foi enfatizado que os Diretores orientem a seus alunos sobre a importância do lanche saudável. A Júlia, fala que observou que muitos alunos levam lanche industrializados para a escola. A Renata propõe uma parceria entre o CAE, com a UFOP (na figura dos estagiários) e a SME (na figura dos nutricionistas) para elaborar um Plano de Trabalho para os estagiários da UFOP. A Renata compartilha na tela orientações e procedimentos para as visitas técnicas. A Renata compartilha na tela do computador, o calendário de visitas, relatando as visitas à escola e à creche de Amarantina realizada com a nutricionista Isabel e a conselheira Marilda. Renata relembra que os relatórios das visitas de 2023.2 foram enviados e devem ser aprovados na próxima reunião juntamente com as recomendações a serem enviadas à SME e Prefeitura. Nada mais havendo a ser tratado, a Renata Nascimento de Freitas encerra a reunião com os trabalhos registrados em ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, e por Renata Nascimento de Freitas.








Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





Ata da 7ª Reunião Extraordinária do (CACS/FUNDEB), mandato 2023 a 2026, ocorrida no dia 12/03/2024.


Aos doze dias de março de dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Xavier da Veiga, 309, Centro, Ouro Preto/MG, foi realizada a 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB). Sob a Presidência do Sr. Josemar da Conceição Mendes, representante dos diretores das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino e com a presença dos seguintes conselheiros: Katrine Luiza da Silva Alves, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Lopes dos Santos, membro suplente, representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino; Glauber César Cruz Custódio, membro titular, Olímpia Proti de Oliveira, membro suplente, representantes dos Pais de Alunos da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino; Rosilene Valentin Val, membro titular, Mara Regina Ferreira Guimarães, membro titular, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE; Rosária Fernandes Vieira Sales, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Fazenda; Aparecida de Paula Urbano, membro titular, representante dos Estudantes da Educação básica do Sistema Municipal de Ensino. Participou também dessa reunião, Pollyana Ruchido Dias, contadora da Secretaria Municipal de Educação, Gabriel Neme Barbosa Veisac Carneiro, Gerente de Controle Fazendário, e, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretária Executiva do CACS-FUNDEB. Justificaram ausência: Célia da Fonseca Simão da Silva, membro titular, Sandra Gonçalves Ferreira Pedrosa, membro suplente, representantes do Conselho Municipal de Educação, Lívia Nunes Pereira, membro titular, representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino. O Presidente iniciou a reunião dando boas-vindas a todos, fez a conferência do número de membros presentes contando 08 (oito) conselheiros, o que conferiu o quórum regimental para a instalação da reunião. Na sequência, Josemar falou o assunto da pauta: 1. Leitura e aprovação da Ata anterior; 2. Análise e aprovação da Prestação de Contas do SIOPE referente ao 6º bimestre de 2023; 3. Outros assuntos. A Pollyana solicita a inclusão na pauta sobre discussão do Parecer do FUNDEB de 2023. A pauta foi aprovada por todos os conselheiros presentes, incluindo a discussão do Parecer do FUNDEB. Para tratar o primeiro assunto da pauta, o Josemar solicitou a leitura da ata anterior, que após lida foi aprovada por unanimidade. A Polyana solicita para registrar em Ata que a Prestação de Contas referente ao SIOPE 6º bimestre não aconteceu na data prevista pois houve um atraso no SICOM, já que o SIOPE depende do SICOM. Para tratar o próximo assunto da pauta, o Josemar passa a palavra para a Pollyana. que apresenta a Prestação de Contas do SIOPE referente ao 6º bimestre de 2023, registrando os seguintes dados: o total da receita de impostos ficou em R$ 182.941.614,21 (cento e oitenta e dois milhões, novecentos e quarenta e um mil, seiscentos e catorze reais e vinte e um centavos), o total de receitas de transferências ficou em R$ 316.049.847,50 (trezentos e dezesseis milhões, quarenta e nove mil, oitocentos e quarenta e sete reais e cinquenta centavos), a receita total ficou em R$ 498.991.461,71 (quatrocentos e noventa e oito milhões, novecentos e noventa e um mil, quatrocentos e sessenta e um reais e setenta e um centavos), o total recebido do FUNDEB em 2023 foi de R$ 43.963.241,01 (quarenta e três milhões, novecentos e sessenta e três mil, duzentos e quarenta e um reais e um centavo), o total de despesas do FUNDEB foi de R$ 41.771.219,91 (quarenta e um milhões, setecentos e setenta e um mil, duzentos e dezenove reais e noventa e um centavos), as despesas da receita do ano e com os profissionais da Educação Básica foi de R$ 41.135.035,08 (quarenta e um milhões, cento e trinta e cinco mil, trinta e cinco reais e oito centavos). O indicativo do FUNDEB é que seja investido no mínimo 70% com professores da Educação Básica, e em 2023, foi gasto 94,07%. O valor do superávit foi de R$ 636.184,83 (seiscentos e trinta e seis mil, cento e oitenta e quatro reais e oitenta e três centavos), o total das despesas com MDE (Manutenção Desenvolvimento e Ensino) foi de R$ 70.799.370,37 (setenta milhões, setecentos e noventa e nove mil, trezentos e setenta reais e trinta e sete centavos) e o total das despesas com a Educação foi de R$ 135.345.065,48 (cento e trinta e cinco milhões, trezentos e quarenta e cinco mil, sessenta e cinco reais e quarenta e oito centavos). A prestação de contas referente ao SIOPE, 6º bimestre de 2023 foi aprovada por unanimidade. Para tratar o próximo assunto da pauta, a Pollyana apresenta o Parecer do FUNDEB 2023, registrando as seguintes informações: Total recebido de transferências do FUNDEB 43.580.975,29 (quarenta e três milhões, quinhentos e oitenta mil, novecentos e setenta e cinco reais e vinte e nove centavos), o total retido em favor do FUNDEB 61.956.616,84 (sessenta e um milhões, novecentos e cinquenta e seis mil, seiscentos e dezesseis reais e oitenta e quatro centavos), o saldo final em 2023 foi de R$ 2.834.163,41 (dois milhões, oitocentos e trinta e quatro mil, cento e sessenta e três reais e quarenta e um centavos). O Percentual de aplicação com profissionais da Educação Básica foi de 94,07%. Á vista das folhas de pagamento e documentos contábeis apresentados pelo Executivo, foi possível comprovar que o município cumpriu o que estabelece o artigo 26 da Lei 14.113/2020, no que se refere ao limite legal mínimo de 70%, e ainda na destinação destes recursos, conforme preceitua o parágrafo único do mencionado artigo. O saldo final em 2023 ficou em R$ 2.834.163,41 (dois milhões, oitocentos e trinta e quatro mil, cento e sessenta e três reais e quarenta e um centavos). O Parecer do FUNDEB referente ao ano de 2023 foi aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a ser tratado, Josemar encerrou a reunião com os trabalhos registrados nesta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim Carla Emiliana Mendes Rodrigues, pelo presidente e pelos demais conselheiros presentes.


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407



ATA DA 8ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE/OP, REALIZADA NO DIA 08/03/2024.


Aos oito dias do mês de março de 2024, às treze horas e trinta minutos, foi iniciada a 8ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE/OP, presidida por Renata Nascimento de Freitas, membro titular, representante da Força Associativa de Moradores de Ouro Preto e com a presença dos seguintes conselheiros: Raissa Palma de Souza Silva, membro titular, representante dos pais de alunos da rede municipal de ensino; Marilda Dionísia da Silva, membro suplente, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto; Silvia Gabriel Teixeira, membro titular, representante do poder executivo; Leandro Andrade Cardoso, membro titular, representante dos docentes, discentes ou trabalhadores da área da educação. Participou também dessa reunião, Giovanna D´Arc D´Angelo, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretaria Executiva do CAE. ABERTURA – A Renata cumprimentou a todos os presentes, contou a presença de 05 (cinco) conselheiros, o que conferiu quórum regimental para a instalação da reunião. Em seguida, a Renata passou para a leitura da pauta, sendo 1. Posse de novo membro. A pauta foi aprovada por unanimidade. Para tratar o assunto da pauta, a Renata compartilhou na tela e realizou a leitura do Decreto nº 8.115 de 15 de dezembro de 2023 que nomeia a Giovanna D´Arc D´Angelo, como membro suplente, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP). A Giovanna agradece a oportunidade de estar no CAE e os demais membros desejam as boas-vindas. Nada mais havendo a ser tratado, a Renata Nascimento de Freitas encerra a reunião com os trabalhos registrados em ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, e por Renata Nascimento de Freitas.





Chamada para Extensão de Carga Horária


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407



CHAMADA Nº 027/2024 - PARA PROFESSORES(AS) EFETIVOS(AS) - EXTENSÃO DE CARGA HORÁRIA – PEB-AI – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


O Departamento de Recursos Humanos e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto-MG, no uso de suas atribuições, em conformidade com a Lei Complementar nº 76/2010 e o Decreto Municipal nº 3.857/2014, alterado pelo decreto nº. 6.311/2021, faz saber aos interessados que:

Os(as) Professores(as) PEB-AI efetivos(as) da rede municipal de ensino, bem como os empossados no Concurso público edital 02/2022 ficam convidados(as) a comparecer na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Hugo Soderi, nº 21, Bloco B, Saramenha, Ouro Preto-MG, para assumir as vagas de extensão de carga horária, conforme relação e cronograma a seguir:


DATA DE REALIZAÇÃO DA CHAMADA: 06/ 05/2024

HORÁRIO DA CHAMADA – Conforme Cronograma abaixo

CRECHE / ESCOLA

TURMA

TURNO

HORÁRIO DA CHAMADA

Escola Municipal Rene Gianetti

1ºPeríodo

Tarde

12h15

Escola Municipal Ed. Infantil Reino da Alegria

1º Período

Tarde

12h 30











Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




Florêncio Juliano Cotta

Gerente de Gestão de Pessoas de RH/S.M.E.




Deborah Etrusco Tavares

Secretária Municipal de Educação – S.M.E.






Comunicado



​Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407




CONVOCAÇÃO


Prezados (as) Conselheiros (as),


Convoco para a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Ouro Preto (COMAD/OP), mandato

 2022 a 2024, conforme segue:


Dia: 07/05/2024 - terça-feira;

Horário: 17 horas;

Local: Biblioteca Pública de Ouro Preto, localizada à Rua Xavier da Veiga, 309 – Centro.



Sequência da Reunião:

1) Verificação do quórum;

2) Abertura;

3) Leitura e aprovação da Ata da 20ª Reunião Ordinária;

4) Informes;

5) Leitura e aprovação da pauta.



Pauta:

1) Balanço das ações do Conselho no mandato vigente;

3) Outros.



Solicito ao conselheiro titular que, diante da impossibilidade de comparecer à reunião, justifique a sua ausência e comunique ao seu suplente, a fim de não comprometer o quórum.




João Cândido de Freitas

Presidente do COMAD/OP


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407






CONVOCAÇÃO REUNIÃO ORDINÁRIA COMTUR



Prezados conselheiros,


O presidente do COMTUR, Dhavison Cristian Márcio de Souza, convoca os conselheiros para reunião ordinária a realizar no dia 06 de maio de

 2024, na próxima segunda-feira, às 14h, de forma on-line.


Pautas:


  1. Eleição da 1ª secretaria e da 2ª secretaria do Conselho de Turismo;

  2. Apresentação de gastos do período anterior;

  3. Dúvidas sobre Legislação do Conselho;

  4. Definição de horários das reuniões;


Segue o link da reunião: https://meet.google.com/uuk-ohgb-nby



Obs:- Favor confirmar presença ou justificar a ausência para averiguação de quórum.


Atenciosamente,



Patrícia Souza Ozga

Secretária Executiva do Comtur


Decretos


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407






DECRETO 8.308 DE 29 DE ABRIL DE 2024 - RETIFICADO


Dispõe sobre a regulamentação da Festa Expo Ouro 2024 no Distrito de Cachoeira do Campo e os critérios de concessão de licença especial.


O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, inciso VII, da Lei Orgânica Municipal e outras disposições legais aplicáveis,


DECRETA:



Art. 1º Para funcionamento nos dias da Festa Expo Ouro no Distrito de Cachoeira do Campo em Ouro Preto serão fornecidas Licenças Especiais para barracas e similares.


§1º Para fins de aplicação do presente Decreto, consideram-se dias da Festa Expo Ouro referente ao ano de 2024, os dias 03, 04 e 05 de maio.


§2º Fica o dia 06 de maio de 2024 destinado ao desmonte das estruturas na área do Clube do Cavalo.


Art. 2º Durante o presente evento serão observadas as seguintes normas:


I - será permitida a instalação de barracas na Área do Clube do Cavalo, com a seguinte divisão:

a) 19 (dezenove) barracas terão autorização para realizar vendas de bebidas e produtos alimentícios;

b) 6 (seis) barracas terão autorização para realizar apenas a venda de produtos alimentícios.

II - as barracas terão seu espaço delimitado e deverão ser instaladas conforme orientação da Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas, mediante apresentação da Licença Especial;

III - é proibido portar, comercializar ou distribuir bebidas e similares em vasilhames de vidro;

IV - os comerciantes interessados no comércio de barracas e similares deverão, obrigatoriamente, sujeitar-se às normas estabelecidas pela legislação municipal, especialmente as relativas à Vigilância Sanitária Municipal;

V - as pessoas que atenderão ao público, em qualquer estabelecimento fornecedor de comida ou bebida, deverão estar vestidas com:

a) sapatos;

b) jalecos brancos e/ou aventais brancos;

c) gorros brancos;

d) rede de proteção para cabelos.

§1º A lista dos comerciantes autorizados a realizar a venda de bebidas e produtos alimentícios, ou apenas de produtos alimentícios, conforme estabelecido nas alíneas “a” e “b” do inciso I deste artigo, será repassada pela Sala do Empreendedor de Ouro Preto à Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas.


§2º A definição da divisão estipulada nas alíneas “a” e “b” do inciso I deste artigo será formalizada mediante requerimento protocolizado na Sala do Empreendedor de Ouro Preto, conforme disponibilidade.


Art. 3º A concessão de Licença Especial aos barraqueiros e similares será feita de acordo com a ordem de requerimento, observando-se a ordem cronológica e numérica de entrada dos mesmos.


§1º No ato do protocolo do requerimento, o interessado deverá entregar a seguinte documentação:

I - cópia de documento de identificação e CPF (para pessoa física);

II - cópia do CNPJ e da ata de posse e/ou Estatuto (para pessoa jurídica);

III - termo de compromisso da Vigilância Sanitária para comércio de alimentos e bebidas.


§2º Os requerimentos deverão ser protocolizados presencialmente até o dia 02 de maio de 2024, na Sala do Empreendedor de Ouro Preto, localizada na Rua do Pilar, 93-A, bairro Pilar, Ouro Preto, no horário de 10h00min às 16h00min e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 03 de maio de 2024.


§3º O valor a ser pago para obtenção da Licença Especial deverá observar os termos do Anexo II da Lei Municipal nº 511/2009 alterada pela Lei Municipal nº 679/2011 e os Doceiros de São Bartolomeu de acordo com o Decreto nº 1.340 de 13 de agosto de 2008.


Tipo

Valor Unitário

Comércio Eventual em Logradouro Público

R$ 177,39 (1,5 UPM)

Doceiros de São Bartolomeu

R$ 7,32 (sete reais e trinta e dois centavos)



Art. 4º Os comerciantes, ao solicitarem a Licença Especial, se responsabilizam em cumprir as normas de prevenção exigidas pelo Corpo de Bombeiros e as normas da Vigilância Sanitária.


Art. 5º Os comerciantes deverão estar com todos os equipamentos de uso e instalação elétrica em perfeito estado de conservação.


Art. 6º Caso os comerciantes, ainda que munidos da Licença Especial concedida pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, sejam impedidos de funcionar por ordem do Corpo de Bombeiros e/ou da Vigilância Sanitária, não serão ressarcidos dos valores pagos pela obtenção da respectiva Licença.


Art. 7º Os comerciantes, durante o exercício de sua atividade, deverão estar munidos de sua Licença Especial (Guia do Documento de Arrecadação Municipal quitada), e quando solicitada por qualquer membro da Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas, esta deverá ser apresentada a título de conferência.


Art. 8º Todas as barracas licenciadas através do presente Decreto deverão colocar os lixos para a coleta, devidamente embalados em sacos plásticos, na parte da manhã, das 07h às 10h30m de cada dia. Ficam também obrigados a colocar, em cada local de funcionamento, cestos ou latas para depósito de lixo e manter a limpeza interna, a fim de proporcionar o consumo de alimentos de boa qualidade, acatando as exigências da Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária.


Art. 9º Todas as barracas licenciadas através do presente Decreto deverão efetuar a carga e descarga de suas mercadorias na parte da manhã, das 07h às 11h de cada dia, acatando as exigências da Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária.


Art. 10 Fica estipulado o horário de encerramento de todas as atividades comerciais e de entretenimento a seguir:

I - dia 03 de maio de 2024:

a) encerramento do som: 01h;

b) encerramento das vendas de quaisquer produtos: 02h.

II - dia 04 de maio de 2024:

a) encerramento do som: 02h;

b) encerramento das vendas de quaisquer produtos: 03h.

III - dia 05 de maio de 2024:

a) encerramento do som: 23h;

b) encerramento das vendas de quaisquer produtos: 00h.


Art. 11 O não cumprimento do presente Decreto implica multa de 5 (cinco) UPM’s, sem prejuízo das sanções previstas na Lei Complementar Municipal nº 178/80 (Código de Posturas do Município) e na Lei Municipal nº 105/2011 (Código Tributário do Município).


Art. 12 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.



Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 29 de abril de 2024, trezentos e doze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e três anos do Tombamento.




Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto


Notificações


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407






EDITAL 028/2023 - EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DE 2ª INSTÂNCIA PADM VISA/OP n°. 028/2023.


A Junta de Julgamento Instituída pela PORTARIA DE NOMEAÇÃO N° 002/2024 – PADM VISA /OP– PADM VISA/OP, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o Processo Administrativo de Vigilância Sanitária – PADM VISA/OP n°. 028/2023.


Vem, pelo presente, NOTIFICAR o estabelecimento FARID VAREJO – LTDA (FARID SUPERMERCADOS), Inscrito no CNPJ: 28.481.219/0003 – 30, da decisão em 2ª instância do Processo Administrativo Sanitário PADM VISA/OP 028/2023. A saber:


DECISÃO: Manutenção da penalidade de multa no montante de 21.000 UFEMGs (Vinte e Uma Mil UFEMGs – Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais)


A cópia do relatório completo da decisão em 2ª instância, a que vincula este edital, será encaminhado ao estabelecimento, junto à cópia desta publicação


O prazo para recurso em 3ª instância será de 15 (quinze) dias uteis após a ciência da publicação desta.


Publique-se, notifique-se e cumpra-se.


Ouro Preto, 02 de maio de 2024.



                            Junta de Julgamento de 2ª Instancia


Editais


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





Convocação – Estágio

Processo de Seleção – Edital nº 003/2024 SMDUH



A Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de seleção de estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s) do curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Urbana.


Tanise Florentino Costa Amaral


Conforme edital 003/2024 o(s) estagiário(s) deverá (ão) demonstrar interesse na vaga, no período de 06/05/2024 e 07/05/2024 enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar.



Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação


Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




Geralda Onofre Pedrosa.

Diretora de Gestão de Recursos Humanos.


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Classificação - Convocação

Processo de Seleção – Edital sob nº 011/2024 SEMEL - Estágio Educação Física


A Gerência de Recursos Humanos torna público o resultado final do Edital 011/2024 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, referente ao processo de Seleção de Estagiários na área de Educação Física, conforme item III do Edital, que discrimina as seguintes áreas de atuação:

a) Esportes coletivos e individuais- Atletismo, Handebol, Voleibol, Futsal e Futebol, Basquetebol, Natação.

b) Esportes da Escola- Esportes Coletivos e Xadrez

c) Lazer e Recreação

d) Ginásticas Fitness- Ginásticas, Danças, Yoga, Taichi Chuan, Pilates.

e) Esporte de rendimento.


ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS

1. Warley Luiz Junior Valentim da Silva

2. Ana Flávia Araújo

3. Gabriel Augusto Barbosa da Silva

4. Giancarlo Pinheiro Carneiro

5. Eduardo Emilio Mafia Loredo

6. Pedro Rodrigues Amorim Correa

7. Arthur José Rocha de Barros

8. Maria Cecília Souza Dornas

9. Stéfane Souza de Paula

10. Pedro Augusto de Oliveira Cruz


ESPORTES DA ESCOLA

* Segue lista do edital anterior


LAZER E RECREAÇÃO

* Segue lista do edital anterior


GINÁSTICA FITNESS

1- Ednaldo Florêncio

2- Brenda Marinho da Silva Belém

3- Ingrid Goes Gonçalves

4- Letícia Silva Garcia

5- Maria Clara Silva Cunha

6- Gustavo Oliveira Mourão

7- Aillime Tuanny Firmido Tamarindo


Ficam, desde já, convocados os seguintes classificados do processo de seleção:


Esportes Coletivos e individuai

Warley Luiz Junior Valentim da Silva

Ginástica Fitness

Ednaldo Florêncio

Brenda Marinho da Silva Belém



Conforme edital 011/2024, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no período de 06/07/2024 e 07/05/2024, enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar


Esta classificação/convocação entra em vigor a partir de sua publicação.


Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




                                                                                              Leila Carvalho de Medeiros

Gerente de Recursos Humanos.



Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407




Convocação – Estágio

Processo de Seleção – Edital nº 012/2023 - Secretaria Municipal de Educação


Considerando as desistências enviadas para o e-mail supervisão.gestao@ouropreto.mg.gov.br através do e-mail do drh.educacao.mg.gov.br das vagas de estágio de: Sofia Angeluni Faria de Alcântara Dias 23/04, Ana Luiza Borges Pessoa 24/04, Gabrielle Braga Quintão 23/04, Matheus da Silva Novaes Gomes 24/04 e Olavo Cândido Trindade 25/04, a Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de seleção de estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s):


Direito

Bethania Geralda Martins


Conforme edital 012/2023, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no período de 06/05/2024 e 07/05/2024 enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar


Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação.


Ouro Preto, 02 de maio de 2024.


                                                                                              Geralda Onofre Pedrosa.

Diretora de Gestão Recursos Humanos





Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407






Convocação – Estágio

Processo de Seleção – Edital nº 025/2023 - Secretaria Municipal de Cultua e Turismo


A Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de Seleção de Estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s) do Curso(s) de:



Engenharia Civil

João Pedro Borges Domingos.


Conforme edital 025/2023, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no período de 06/05/2024 a 07/05/2024 enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:


  1. Carteira de identidade

  2. CPF

  3. Foto 3x4

  4. Título de Eleitor

  5. Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

  6. Certidão de quitação eleitoral

  7. Comprovante de matrícula


Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação.


Ouro Preto, 02 de maio de 2024.



Geralda Onofre Pedrosa

Diretora de Gestão de Recursos Humanos







Portarias


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407



PORTARIA 01/2024 - SEPLAG

Dispõe sobre a nomeação da comissão de

leilão.


A Secretária Municipal de Planejamento e Gestão, no uso de suas atribuições conferidas pelo inciso IV, artigo 2º, da Lei Complementar 126/2013 e demais disposições normativas aplicáveis à espécie,


Art. 1º Fica nomeado como Presidente da Comissão de leilão, o servidor RENILSON MARTINS DOS SANTOS, no período de 12 (doze) meses.


Art. 2º Ficam nomeados para compor a comissão de leilão como equipe de apoio e supervisão, os servidores EUGÊNIO PACELLI DA SILVA e WEDSON NICANOR BRANDÃO.


Art. 3°
Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Ouro Preto, 02 de maio de 2024.




Gever Geraldo Chagas

Secretário Municipal de Planejamento e Gestão


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407





Portaria CGM nº 28/2024


A Controladoria Municipal de Ouro Preto, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 97, §2º da Lei Orgânica do Município e demais disposições normativas aplicáveis à espécie,


Considerando o Decreto Municipal nº 7.041, de 14 de julho de 2023, que dispõe sobre a nomeação dos servidores designados para responder as solicitações de informações encaminhadas pela Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e que em seu artigo 1º determina que as nomeações sejam realizadas mediante portaria,


RESOLVE:


Art. 1º – Fica nomeada a servidora Thaís Braga Fernandes, suplente, para responder as demandas encaminhadas à Gerência de Fiscalização de Atividades Urbanas, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, conforme solicitado mediante Comunicação Interna nº 6027/2024.


Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Ouro Preto, 02 de Maio de 2024.



Lygia de Melo Leite

Controladora Geral do Município


Ouro Preto, 02/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3407




PORTARIA Nº 26/2024 - CGM


Prorrogar o Processo Administrativo Disciplinar nº 003/2023, instaurado pela Portaria nº 017/2023 - SEPLAG.


A Controladora Geral do Município: Lygia de Melo Leite, no uso de suas atribuições e em conformidade com o disposto nos artigos 207 e 208, da Lei Complementar nº 02/00, c/c Art. 69 da Lei Complementar nº 218/2023 e demais disposições normativas aplicáveis à espécie,


RESOLVE:


Art. 1º. PRORROGAR o Processo Administrativo nº 003/2023 – instaurado pela Portaria nº 017/2023 SEPLAG – pelo prazo de 60 (sessenta) dias úteis, conforme deliberação da Comissão de fls. 68 dos autos.

Art. 2º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.



Ouro Preto, 29 de abril de 2024.



Lygia de Melo Leite

Controladora Geral do Município