Miguel Burnier e Mota recebem melhorias nas escolas municipais

Por Gilson Martins.em 09/08/2018

Foi realizada no dia 7 de agosto, a entrega de dois projetos de revitalização em Miguel Burnier e Mota. A iniciativa faz parte do plano de investimento referente ao projeto “Apoio às Instituições de Ensino da Região”, realizado pela Gerdau em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Prefeitura de Ouro Preto, Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto (Semae) e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

As Escolas Municipais Monsenhor Rafael e Professora Celina Cruz, localizadas respectivamente em Miguel Burnier e Mota, receberam serviços de limpeza em condutores das calhas, nivelamento do telhado com reposicionamento das telhas, instalação de novos bebedouros e proteção lateral do refeitório, reforma e adequação com instalação de corrimão na rampa de acesso à escola e instalação de cobertura e corrimão para acesso à biblioteca. As unidades escolares também receberam cobertura em metal e telha galvanizada no pátio central, forro em PVC, palco cívico, prateleiras na cozinha, lavabo, 60 unidades de carteiras escolares infanto-juvenil e três conjuntos pré-escolares.

Além disso, em Miguel Burnier, a comunidade foi contemplada com a implantação de biodigestores autolimpantes, que serão utilizados no tratamento do esgoto sanitário das casas. O projeto foi batizado de “Lar doce água”. No total, foram instalados 89 sistema de tratamentos, incluindo os prédios públicos, como a Escola Municipal Monsenhor Rafael, Posto de Saúde, Igreja Sagrado Coração de Jesus, Estação Ferroviária e Cartório. A Coordenadora da Escola Municipal Monsenhor Rafael, Professora Edilene Maria Firmino Bento, afirma que com o biodigestor, em poucos meses, já estão observando as mudança. “Nossos alunos tinham muitos problemas com dor de barriga e depois que instalaram o biodigestor acabou”, informa.

Estado de alerta