Dívida do estado com Ouro Preto está em R$ 18 milhões

Por Gilson Martins.em 08/08/2018

A Associação Mineira dos Municípios (AMM) divulgou, no dia 1º de Agosto, um balanço atualizado do passivo do estado com as 853 cidades mineiras. O valor da dívida atingiu os R$ 7,6 bilhões. A fatia que cabe a Ouro Preto está em R$ 17.993.048,95, sendo mais de R$ 10 milhões dizem respeito a repasses que deveriam ser direcionados à área da saúde.

“Essa falta de recursos no caixa municipal, que está nos impedindo de prestar um serviço de qualidade para os cidadãos, não é culpa do prefeito e sim do descomprometimento do governo do estado, que tem retido recursos constitucionais do município no caixa deles”, observa o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

Sem repasses e até mesmo sem previsão para a regularização, algumas cidades foram levadas a tomar medidas drásticas: paralisar serviços de Saúde e Educação. Na região Leste de Minas, Itabirinha e Central de Minas já confirmaram que terão que reavaliar prioridades. No Vale do Rio Doce, Governador Valadares já iniciou a interrupção de serviços.

A Prefeitura de Ouro Preto destaca que, mesmo com a dívida de R$ 18 milhões, nenhum serviço foi paralisado na cidade, apesar de ter sido necessário realocar recursos para que os serviços básicos não sejam prejudicados.

Estado de alerta