Ouro Preto prepara programação especial para o mês de julho
Em 28/06/2018

Em 2018, Ouro Preto destaca, em sua agenda cultural, os 320 anos da chegada da bandeira chefiada por Antônio Dias, fundador da cidade. Comemora-se também os 307 anos de sua elevação à categoria de Vila, a chamada Vila Rica. Só mais tarde, com a Independência, a cidade recebeu o nome de Ouro Preto, e sustentou-se como a capital de Minas até 1897.

Outra data importante é o aniversário de 280 anos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, patrono das artes brasileiras, comemorado no mês de novembro. Tudo isso motivou a prefeitura criar um projeto de lei que transformou 2018 no Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto.

E os festejos já começaram. No domingo, 24 de junho, aconteceu uma missa solene na Capela de São João Batista. A edificação assinala o exato local da fundação de Ouro Preto. As celebrações prosseguem com a agenda comemorativa do aniversário da cidade que irá acontecer conjuntamente a programação do Festival de Inverno 2018, realizado pela UFOP, e renderá ainda homenagem aos 50 anos da Fundação de Artes de Ouro Preto, FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Programação Aniversário de Ouro Preto - 307 Anos de Vila Rica

06 de Julho de 2018 - Sexta

19h00 - Solenidade de abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Centro de Artes e Convenções - Teatro Ouro Preto

22h00 - Sexta - Revelação - Praça Tiradentes