Prefeitura e IPHAN explicam restauração da matriz aos moradores de Glaura
Em 15/05/2018

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (IPHAN) estiveram presentes no distrito de Glaura para falar sobre a primeira etapa de obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio. Em uma conversa com diversos moradores, os representantes explicaram quais as obras serão realizadas nesta primeira fase e que a disponibilização do recurso encontra-se em fase final na Direção Nacional do IPHAN em Brasília.

Do total de 4,3 milhões previstos para restauração completa da Igreja Matriz, serão disponibilizados, via PAC Cidades Históricas, 1 milhão de reais para realização de obras emergenciais. Essas obras contemplarão a recuperação do sistema de cobertura, drenagem profunda e superficial do adro, agenciamento externo, Sistema de Prevenção contra Descargas Atmosféricas e rebaixamento do nível do piso.

Além da comunidade, estiveram presentes a coordenadora do PAC Cidades Históricas de Ouro Preto, Débora Queiroz, o secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, o chefe do Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto, André Macieira, o assessor da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Jaime Fortes, a superintendente de Cultura e Patrimônio, Cristina Cairo, e o estagiário de Arquitetura e Urbanismo que acompanha o processo de restauração da Igreja, André Morais.