Prefeitura de Ouro Preto realiza mais uma ação no combate às arboviroses

Notícia publicada em 09/05/2024
por Jeane Silva

Nos dias 13 e 14 de maio, a Prefeitura de Ouro Preto realizará um dia D de ações de combate a endemias, no bairro Vila Alegre, no distrito de Cachoeira do Campo. Os agentes de endemias estarão na localidade realizando orientações educativas e também será realizada a coleta de materiais que podem servir como criadouro de mosquitos.

Essas atividades serão realizadas das 8h às 16h. A população deve limpar os quintais e colocar todo o material que possa servir como criadouro (pneus, potes plásticos, latas e outros que acumulem água) em frente às casas.  A Prefeitura irá recolher e destinar os itens para o local correto. Lembramos ainda que esses materiais devem estar ensacados (exceto os pneus) e serem dispensados apenas nos dias de coleta.

Além do dia D em Cachoeira do Campo, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado também outras medidas preventivas contra a dengue, zika e chikungunya. Estão sendo realizados mutirões de limpeza, aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume, um inseticida que mata as formas adultas do Aedes aegypti), quando necessário, aplicação de larvicidas, vistorias e instalações de ovitrampas, armadilhas de monitoramento sobre o Aedes.

A cooperação da população é indispensável no combate às arboviroses, mantendo o cuidado em casa, não acumulando entulho que possa servir como criadouro, mantendo as caixas d‘água bem fechadas, limpando bem as calhas das casas e colocando areias nos vasos de plantas. Dessa forma, podemos evitar o surgimento de novos casos de arboviroses no município. Até a data de 07 de maio, Ouro Preto apresentava 2144 casos positivos para dengue e 12 casos positivos para chikungunya.

Em caso de focos de dengue, entre em contato com a Vigilância em Zoonoses, pelos telefones 3559-3294 ou 3559-3250, ou denuncie à Ouvidoria Municipal, pelos telefones 3559-3284 e 31 99752-6357 (WhatsApp), ou pelo e-mail ouvidoria@ouvidoriaouropreto.com.br .

Ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo procure atendimento na sua UBS de referência ou na UPA Dom Orione.

Texto: Luzimara Santos/ Revisão: Greiza Tavares