Rotary doa Equipamentos de Primeiros Socorros para Defesa Civil de Ouro Preto

Notícia publicada em 02/05/2024

Imagem: Lara Eliza

Nesta quinta-feira (02), a Defesa Civil de Ouro Preto recebeu uma doação significativa da associação de clubes de serviços Rotary. Sete manequins de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e um desfibrilador foram entregues à comunidade, em uma ação que promete fortalecer os recursos de atendimento de emergência no município.

Representando o Rotary, a secretária Poliana Oliveira e o presidente Lucas de Assis expressaram gratidão pelas entregas. O presidente Lucas destacou a importância desses equipamentos, especialmente em localidades distantes dos centros de atendimento médico. Ele afirmou: "Tivemos a oportunidade de arrecadar fundos para esse projeto e realizar a compra desses sete manequins e também desse desfibrilador, equipamentos importantes no primeiro momento, principalmente para localidades distantes."

Ele também ressaltou o impacto positivo que a capacitação em primeiros socorros pode ter, especialmente em áreas remotas. "Se a gente pensar que algumas localidades estão a mais de 50 minutos de um socorro formal mais próximo, a ação de alguém que pode ser capacitado, desde adolescentes até adultos da comunidade, pode ser decisiva para alguém sair de uma situação de crise e continuar vivendo", enfatizou Lucas.

O secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, sublinhou a importância de introduzir os primeiros socorros na educação e anunciou planos de utilização dos equipamentos nas escolas. "Nós recebemos as doações, que serão utilizadas para instituir programas de treinamento para professores nas escolas, focando especialmente nos distritos mais distantes. No momento de necessidade, é crucial ter pessoas lá, multiplicadoras, que terão a capacidade de salvar até a chegada do SAMU", declarou o secretário.

O enfermeiro do Hospital da Santa Casa de Ouro Preto e idealizador do projeto, Wandeir Oliveira, presente na entrega, ressaltou a importância dos primeiros socorros na comunidade. Ele afirmou: "Sabemos que o acesso a um serviço especializado de urgência e emergência pode demorar muito. Quando você tem uma pessoa comum com treinamento em primeiros socorros, ela pode triplicar as chances de sobrevivência daqueles que necessitam de ajuda."

A iniciativa do Rotary e a colaboração da Prefeitura prometem fortalecer a capacidade de resposta a emergências em Ouro Preto, destacando a importância da preparação e do engajamento comunitário em situações de crise.

Texto: Lara Eliza / Revisão: Victor Stutz