Cachoeira do Campo, conheça a terra da ExpoOuro

Além dos shows e atrações da maior festa agropecuária, o distrito possui inúmeros atrativos para conhecer

Notícia publicada em 02/05/2024
por Sabrina Pereira

Texto: Sabrina Pereira/ Revisão: Patrick Araíjo

Cachoeira do Campo é o distrito mais populoso de Ouro Preto, localizado a 22km da sede, surgiu no século XVII e abriga uma parte considerável da história ouro-pretana. Atualmente, o local está em evidência por comportar a maior festa agropecuária da região, a ExpoOuro. Este ano, o evento terá atrações como Leonardo e a dupla Bruninho e Davi, diretamente de Mato Grosso do Sul. O Centro Histórico do distrito é uma parte importante para quem deseja conhecer a história do local, que possui lindas igrejas, capelas e o casario dos séculos XVII e XVIII.

O que fazer?

Além dos shows e atrações da ExpoOuro, o distrito possui inúmeros atrativos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é o monumento mais importante do destino, vale a pena visitar. O Cruzeiro de Pedra, as Igrejas de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora do Bom Despacho são alguns dos pontos turísticos mais conhecidos de Cachoeira do Campo. Segundo contam os relatos, o Chafariz do Padre Afonso de Lemos foi construído em 1877. Para quem prefere o turismo de aventura, a Cachoeira do Dom Bosco é uma ótima opção. No site da Secretaria de Cultura e Turismo, é possível acessar informações sobre Cachoeira do Campo e todos os outro distritos de Ouro Preto. Acesse https://www.ouropreto.mg.gov.br/turismo/ para encontrar opções de hospedagens, restaurantes, atrativos e muito mais.

Um pouco da história

O distrito de Cachoeira do Campo surgiu no século XVII, entre os anos de 1674 a 1675, quando a bandeira de Fernão Dias Paes, em busca de riquezas nas montanhas de Minas, provavelmente descobriu a cascata de águas límpidas, próximo ao atual Centro Dom Bosco, que daria origem ao histórico nome do povoado da “Cachoeira”, passando mais tarde a ser chamado de Cachoeira do Campo. Em 1680, o aventureiro Manuel de Mello teria se estabelecido em Cachoeira, tornando-se o primeiro morador da região.

ExpoOuro 2024

Em 2023, a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com o Clube do Cavalo, trouxe a festa agropecuária que movimenta a cadeia de serviços na cidade, gerando empregos e movimentando a economia de Cachoeira do Campo e das localidades do entorno do distrito, proporcionando lazer e cultura para a população ouro-pretana e visitantes. O evento é gratuito e aberto ao público. Nos dias 3, 4 e 5 de maio, a sede do Clube do Cavalo no distrito de Cachoeira do Campo será o grande palco da celebração do Dia do Trabalhador, e o cantor Leonardo e a dupla Bruninho e Davi, diretamente de Mato Grosso do Sul, já confirmaram presença.

O prefeito Angelo Oswaldo anunciou com entusiasmo o retorno do evento: “Vamos todos participar da ExpoOuro 2024, um dos maiores eventos do interior de Minas Gerais”, convida o prefeito.

Confira a programação completa na página do Instagram @expoouropreto e nos canais oficiais da Prefeitura de Ouro Preto e do Clube do Cavalo.

Álbum de fotos