Programa de Concessões Rodoviárias realiza a primeira audiência pública

Notícia publicada em 25/08/2021
por Nathália Silva

Imagem: Neno Vianna

Dando sequência ao Programa de Concessões Rodoviárias, o Governo do Estado realizou, na última sexta-feira, 20 de agosto, audiência pública em Ouro Preto. A Prefeitura Municipal sediou a reunião e mantém constante diálogo para que todas as decisões sejam tomadas de acordo com as necessidades dos ouro-pretanos.

Essa primeira fase é de diagnóstico e acolhimento das demandas, a segunda de triagem e definição de prioridades e, por fim, de acordo com a análise feita, serão inclusas ou não dentro do programa. A consulta pública se encerra dia 30 de agosto.

Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias prevê a modelagem de aproximadamente 3.000 km de malha rodoviária e as rodovias estão sendo estruturadas em sete lotes. Os lotes do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha-Furnas, São João Del Rei, Itapecerica-Lagoa da Prata e Perdões-Patos de Minas estão em estruturação pelo BNDES. O Lote Ouro Preto-Brumadinho, por sua vez, tem sido modelado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Lote em que Ouro Preto está inserido abarca os municípios de Mariana, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima contemplados pela BR-356 num trecho de 83km, com o investimento inicial nas obras de infraestrutura de R$1.9 bilhões para todas as rodovias e 30 anos de concessão.

A princípio, todos os lotes terão os serviços de regularização de pista, recapeamento, eliminação de afundamento, trinca, renovação da pintura, substituição das placas e barreiras, capina, roçada, limpeza do sistema de drenagem que serão cumpridos nos 12 primeiros meses. Em seguida será feito o trabalho de recuperação (troca de pavimento e reforço da estrutura do asfalto, de forma a atingir os parâmetros de desempenho).

A terceira fase contempla as obras de ampliação de capacidade e melhorias para garantir conforto, fluidez e segurança, como: acostamento, faixa adicional, intercessões (rotatórias, passagem inferior), passarelas e ponto de ônibus. E por fim, a manutenção do conjunto de obras e serviços como a conservação da segurança, estrutura e limpeza das rodovias.

Para mais informações, acesse: www.infraestrutura.mg.gov.br e www.parcerias.mg.gov.br.