CMDCA comunica o início do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

Notícia publicada em 07/05/2019
por Victor Stutz

O Conselho Tutelar de Ouro Preto é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tanto na sede como nos distritos. Seus representantes são eleitos periodicamente e, a todos os interessados e capacitados para disputar o pleito, é assegurada a igualdade de participação no processo.

Para o quadriênio 2020 a 2023, serão eleitos cinco membros titulares e cinco membros suplentes, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha. A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de qualquer outra função pública ou privada. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com regime de plantão, conforme consta na Lei Municipal nº 86/2001 e no Regimento Interno da entidade.

O conselheiro tutelar recebe uma remuneração no valor de R$ 2.265,99, e o suplente recebe o valor proporcional aos dias efetivamente trabalhados, quando convocado a substituir o titular.

Todo cidadão que desejar candidatar-se à função de conselheiro tutelar deverá residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral, dentre vários outros requisitos.

De acordo com o edital nº 01/2019 (confira aqui), as inscrições para a eleição podem ser feitas de 2 a 31 de maio, na sede do CMDCA (Praça Américo Lopes, nº 91, no Pilar).