Coleta Seletiva



Iniciado no ano de 2017, o Programa Ouro Preto Recicla foi criado com o intuito de ofertar a coleta seletiva no Município de Ouro Preto. Atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto celebra parceria com duas associações de catadores, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) e a Associação de Beneficiamento e Reciclagem do Lixo e Meio Ambiente e Preservação Ambiental da Cidade de Ouro Preto (Associação de Catadores do Padre Faria), além de prestar apoio ao Clube da Melhor Idade Renascer.

Desde o início do Programa, foi evidenciando um aumento de mais de 30% em relação aos anos anteriores, e em determinadas épocas do ano é possível coletar, processar e destinar para a reciclagem algo em torno de cem toneladas de material por mês.

Atualmente, as associações possuem em seu quadro de catadores um total de 17 pessoas que contribuem com a coleta, segregação e enfardamento dos materiais recolhidos porta a porta nos 23 bairros atendidos pela coleta seletiva na cidade de Ouro Preto. Os bairros atendidos pela coleta porta a porta na cidade de Ouro Preto são: Água Limpa, Alto da Cruz, Antônio Dias, Barra, Bauxita, Cabeças, Caminho da Fábrica, Centro, Jardim Alvorada, Lages, Lagoa, Nossa Senhora de Lourdes, Padre Faria, Pilar, Rosário, Santa Efigênia, Saramenha, São Cristóvão, Taquaral, Vila Aparecida, Vila dos Engenheiros, Vila São José. No bairro Jardim Itacolomi a coleta será realizada somente nos tambores identificados para coleta seletiva.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as Associações de Catadores convidam a população a participar do Programa Ouro Preto Recicla separando os materiais recicláveis para coleta conforme as recomendações abaixo:

  • Todos os materiais recicláveis podem ser acondicionados em um único saco plástico;
  • Recomenda-se a identificação dos materiais recicláveis para que não sejam coletados como lixo;
  • Óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em garrafa PET;
  • Pneus e eletrônicos devem ser levados ao Ecoponto Municipal localizado à Rua Jorge Caaram, nº40, Bairro Nossa Senhora do Carmo.

O que separar para a coleta

Papel: embalagens Tetra Pak, caixas de papelão, jornais, revistas e todas as embalagens de papel;

Plástico: garrafas PET, copos, potes, sacolas plásticas, tampas, canos de PVC, embalagens de produtos de limpeza e higiene;

Metal: latas de alumínio, embalagens de desodorante, panelas, chapas de aço, itens de ferro, cobre e aço;

Vidro: garrafas, embalagens de perfumes, copos e cacos (devidamente embalados).

O que não separar para a coleta

Restos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis, papéis contaminados com alimentos ou engordurados, papel carbono, fotografia, espelhos, louça ou porcelana, restos de tecido e madeira.

Abaixo você confere no mapa os locais para coleta seletiva:

 

Receba notícias da Prefeitura

×